Design

O Design é, acima de tudo, responsabilidade.

Sempre tive proximidade com a leitura pois, desde criança fui incentivado pelo meu pai a ler gibis e a desenhar. Hoje, com 31 anos, sei da importância e da mudança que um livro é capaz de causar na mente de qualquer cidadão, a qualquer hora e em qualquer lugar.

O acesso às informações, tão facilitadas atualmente pela internet, faz com que as pessoas esqueçam que um bom livro é a semente de toda essa informação que, muitas vezes é compartilhada de qualquer maneira, às vezes mais atrapalhando do que auxiliando quem busca algo concreto. Aconteceu comigo durante o projeto de conclusão de curso, quando busquei informações – na internet – sobre o tema que abordaria e todas as referências encontradas me davam como fonte, algum livro. Logo percebi que eles é quem são as verdadeiras fontes da informação e que, quase sempre, esclarecem de forma mais rica do que a prática internet.

Descobri minha paixão pela leitura quando entrei na faculdade de Design Gráfico e vi que a biblioteca da Universidade era simplesmente completa. Durante todos estes anos sempre fui muito bem abastecido pelos livros que lá estavam e também pelos investimentos que ainda faço pelas livrarias que visito. Há pouco, descobri um novo interesse: revistas. As que leio atualmente, falam de empreendedorismo, negócios, atualidades e moda.

Relacionando minha profissão por formação e a paixão pela leitura, busco sempre juntar as duas coisas pois, o design é, acima de tudo, responsabilidade. Projetar está muito além de fazer algo puramente estético. A funcionalidade, nós designers sabemos disso, é a chave para o bom design. E este design responsável, pode e deve, ainda ser encontrado na sempre busca pela teoria que os livros, as revistas e a simples observação de coisas muitas vezes que nos passam despercebidas, nos trazem.

 

Clique aqui para comentar ( )