Artes

O Design Gráfico está ao rubro na cidade do Amor!

Para quem pensa que Paris é só a Torre Eiffel, a Gioconda de Leonardo da Vinci, comer la baguette e macarons…está muito enganado!

Esta é já a 2ª Edição do evento “Fête du graphisme” que está a decorrer desde o dia 7 de Janeiro em plena cidade de Paris e termina a 4 de Março de 2015. Todos os dias acontecem novas dinâmicas… e o pior de tudo, com muita pena minha, ainda não tenho o dom da ubiquidade.

Este evento foi uma autêntica surpresa! Apesar de se denominar por “Festa do grafismo” aborda as múltiplas vertentes das áreas criativas (como por ex: multimédia, arquitectura, cenografia, design de produto…) está distribuído por toda a cidade e conta com exposições, instalações, palestras, workshops, encontros profissionais…entre outros. Uma verdadeira “mina de ouro” para os criativos.

É um evento apoiado pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França, que tem a mais-valia e o poder de juntar associações, clubes criativos, universidades, agências, ateliês, gráficas, empresas de várias áreas da comunicação e profissionais dos quatro cantos do mundo, incluindo Brasil e Portugal! Uma verdadeira celebração ao gráfico, todos com o mesmo objectivo a lutar na mesma direção.

Esta iniciativa é um bom modelo para as universidades portuguesas evoluírem! Unirem-se sem complexos, sem concorrência desleal e principalmente sem lobies, para com isso atingir cada vez mais um ensino completo e de qualidade. O Design português agradece e eu também! As universidades deverão de estar próximas dos profissionais pois é a única forma de conhecer as necessidades do mundo profissional e deste modo conseguirem integrar melhor os jovens licenciados. No site da “Fête du graphisme” existe uma lista de ateliês e estúdios de design que abrem as suas portas a estudantes, profissionais e até curiosos! Esconder é a antítese da evolução!

A universidade ESAG Penninghen, decidiu fazer também o dia das portas abertas para mostrar o que de melhor se faz por lá. Eu peguei no meu casaco e lá fui… fiquei deveras fascinado! Alunos de primeiro, segundo e terceiro ano com uma qualidade de projecto espectacular. Nota-se que há ali naqueles projectos vontade de vencer e muito trabalho investido em metodologias rigorosas. Quando perguntei o preço do catálogo da exposição, disseram-me que era gratuito, e ainda me ofereceram um livro de Arquitectura de Interiores! UAUH!!! Mas que raio de país estão eles a criar? Fiquei fã!

Um dos principais apoios desta celebração aos ofícios gráficos é a empresa JCDecaux, algumas das exposições são até realizadas no exterior em plena rua, como é o caso da exposição sob o tema “Célébrer la Terre” nos Champs-Élysées ou a exposição “Ailleurs. Les Alliances françaises s’affichent” em Grilles de la Cité internationale des Arts, garanto-vos que com tanta criatividade nem nos lembramos das temperaturas negativas que se fazem sentir!

Fête du graphisme 2015” não é apenas uma mostra de projectos gráficos mundiais dos dias de hoje.

Na exposição “Underground. Revues alternatives, une sélection mondiale de 1960 à aujourd’hui.” podemos encontrar uma rica e vasta mostra de material gráfico onde é possível entendermos a sua evolução tecnológica, temática e social. Esta exposição pode ser visitada na Cité Internationale des arts. Peças como cartazes, flyers, discos, livros, revistas e jornais entre outros exemplares produzidos com as técnicas da época, como por exemplo a serigrafia, a fotocópia, a litografia, a linogravura e o offset. Uma bela fonte de inspiração.

Para obter mais informações sobre este super evento, consulte o site oficial, veja a programação e se lhe interessar aproveite também para celebrar o Amor em Paris.

Au revoir!

http://www.fetedugraphisme.org/

 

Gostaria ainda de poder realizar com a ajuda de todos os leitores uma lista de eventos relacionados com o design e com as artes visuais de forma geral, para no futuro podermos construir um calendário nacional/internacional de eventos e festivais! Desde já o meu obrigado a todos!
– Festival OFFF – Barcelona
– Picnic – Holanda
– Experimentadesign – Portugal
Clique aqui para comentar ( )