dvcapa
Artes

O que é “Design vernacular”?

Encontramos o Design Vernacular em nosso dia a dia, são obras que estabelecem uma ligação direta entre o homem e sua cultura local ou regional, projetos estes que podem ser modificados mediante ações sociais ou religiosas por exemplo.

Em outras palavras, Design Vernacular são obras movidas pela cultura, em especial, local onde estas artes, esculturas, fotografias, letreiros, sinalizações, iconografias enfim, são uma imensidão de projetos desenvolvidos e movidos pela paixão do homem pela sua terra. As obras são projetadas à moda antiga, isso é, muitas delas com moldes e um trabalho totalmente manual.

Por se tratar de projetos, muitos deles informais fortemente ligados aos costumes locais, fora do padrão do Design moderno, o Design Vernacular é visto por muitos como anti-profissional e subalterno, um preconceito que devemos quebrar e evitar que seja repassado às futuras gerações, uma vez que se tratam de obras e profissionais agentes participativos da cultura e fortemente envolvidos com a brasilidade.

Outras manifestações mais comuns, também ainda são reconhecidas como vandalismo ou periféricos tais como a própria “pichação” e grafites que também são formas de manifestações vernaculares citando ainda projetos de grafismos apenas em estêncil ou em estêncil com pintura manual.

Técnicas manuais, livres tais como de tipografia ou iconografia, vem perdendo força em especial a partir do advento da internet e tecnologias envolvidas, muito movidas pela velocidade de informação, prazo e entrega.

Porém, há grupos que estudam e valorizam projetos vernaculares, tais como a ornamentação de carrocerias de veículos, uma referência quando lembramos de Design Vernacular, que é uma tradição antiga estimada anterior aos anos 1920 (mundo moderno), citada não apenas no Brasil mas também em outros países da América Latina onde personaliza e leva à veículos cores, grafismos e elementos visuais de sua cultura local.

O projeto Iconografia de Caminhões de Pernambuco, desenvolvido com o incentivo do FUNCULTURA –  Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – registrou elementos visuais decorativos das carrocerias dos caminhões que circulam e/ou são produzidas no estado de Pernambuco onde a partir daí criaram uma fonte digital, que permite que estes elementos sejam reutilizados em novos suportes e produtos, de forma a preservar e divulgar nossa cultura local.

Passando por eferências vernaculares de tipografia, apresento uma coletânea com tipos de países como países como Argentina, Israel, Japão, EUA e Espanha que com forte apelo cultural destacam seus letreiros, valorizando sua cultura local.

Referências:

http://biomorphism.wordpress.com/2013/05/03/design-vernacular/

http://www.youblisher.com/p/28125-Artigo-Design-Vernacular/

http://www.greatbuildings.com/architects/Vernacular.html

http://www.designvernacular.com.br/carrocerias/

http://vernaculartypography.com

http://www.designvernacular.com.br

 

Clique aqui para comentar ( )