6669677572615f64615f65766f6c75c3a7c3a36f
Tecnologia

O que é Tecnologia?

Olá leitores!

É muito comum associarmos palavras a objetos, é assim que aprendemos o nome das coisas. Você já deve ter escutado e até mesmo respondido a pergunta “o que é isso?”. Outro fenômeno interessante é quando deixamos de utilizar o nome real de determinado produto para utilizar a marca, que na língua portuguesa classificamos pela figura de linguagem chamada Metonímia. Pensando nessas associações da nossa mente, gostaria de saber, o que vem a sua mente com a palavra Tecnologia?

Você já observou essa palavra? É interessante como as transformações modernas, mudaram a significação e a associação recebida pela palavra Tecnologia. Segundo o dicionário:

Conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade.

Em outras palavras, podemos classificar tecnologia como aplicação do conhecimento para produzir, aperfeiçoar e até facilitar a execução de alguma tarefa ou mesmo resolver algum problema.

Podemos dizer que a tecnologia surgiu a mais de 50 mil anos. Alguns cientistas até associam seu início a descoberta do fogo. Há registros de que a mais de 2,5 milhões de anos, na Etiópia, o homem criou as primeiras ferramentas, com material rústico, como pedras, madeiras, ossos. E, dessa forma, garantiam a sobrevivência.

Ferramentas baseadas em ossos pontiagudos e pedras lascadas.

Ferramentas baseadas em ossos pontiagudos e pedras lascadas.

No período medieval, podemos atrelar a tecnologia ao surgimento das cidades, redes esgotos, das ligas de ferro fundido, dos aquedutos e dos navios mercantes. Nesse período surgiram os óculos (século XVIII), relógios mecânicos, mapas, a bússola, caravelas, que tornaram possível a expansão marítima.

Caravela Portuguesa

Caravela Portuguesa

No período moderno, a tecnologia destacou-se na Inglaterra com a Revolução Industrial. Com o desenvolvimento na mecânica e vias férreas, na construção de locomotivas e barcos a vapor. A indústria têxtil foi melhorada; o aço tomou o lugar do ferro; aprimoramento de instrumentos agrícolas; desenvolvimento dos meios de comunicação; uso da eletricidade; invenção da Máquina de Combustão Interna, que permitiu o desenvolvimento do automóvel, com isso a necessidade de procura por petróleo.

Indústria têxtil

Indústria têxtil

Tudo isso parece muito bom, mas também proporcionou o surgimento de ferramentas destrutivas. Voltando um pouco no século XIII, surgiram os primeiros canhões feitos de forma rudimentar, eram de madeira e cintas de ferro. Já no século XIX, surgiu a metralhadora, inventada pelo inglês Hiram Maxim, em 1884, sendo rápida e automática enquanto o gatilho permanecer pressionado, trazia muita vantagem. Tendo em vista, a Primeira Guerra Mundial, esse tipo de arma passou a ser usada por todos os exércitos.

Voltando para a parte boa da história, no século XX, começa a se destacar a tecnologia da informação, o que proporcionou a tecnologia ser percebida não mais com os olhos da criação, mas com o ponto de vista da inovação, a ideia de futuro. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1942) surgiu a noção de computadores eletrônicos modernos eram máquinas gigantes. Só em 1960 os computadores começaram a se tornar importantes, mas eram limitadíssimos quanto a aplicações e incompatíveis entre si.

O primeiro computador, 1943, durante a Segunda Guerra Mundial auxiliava o exército norte-americano a fazer cálculos de balística. Pesava 30 toneladas e ocupava uma área de 180 m².

O primeiro computador, 1943, durante a Segunda Guerra Mundial auxiliava o exército norte-americano a fazer cálculos de balística. Pesava 30 toneladas e ocupava uma área de 180 m².

Atualmente, estamos vivendo a revolução tecnológica, aparelhos pequenos, móveis, capazes de permitir acesso e de transmitir informações. Criamos equipamentos como GPS, RFID, Impressora 3D, TV digital, objetos passíveis de aplicação em nossos carros, casas, roupas e até no ambiente. A era da internet e da conectividade já está tão atrelada a nós que já não sabemos o que seria da vida cotidiana sem os smartphones, tablets, computadores. Realmente Marshall Macluhan (1911-1980), tinha razão ao comparar os meios de comunicação como extensões do homem.

tv-digital

bgr-best-smartphones-2013-1000

image_preview

Após todo esse percurso, por que ainda associamos de forma limitada, Tecnologia a smartphones e mundo virtual? Acredita-se que com a evolução da tecnologia da informação foi dado um foco maior pelos próprios estudiosos, nos aspectos mais modernos, o que resultou em diversos novos campos de análise como a nanotecnologia e a robótica. Por isso, nossa mente registra como tecnologia aparelhos cada vez mais inteligentes, sofisticados e rápidos.

O importante é não esquecer que a colher, o garfo, o copo e qualquer outro objeto que facilita nosso dia a dia também é Tecnologia.

:)

Clique aqui para comentar ( )