principal
Design

O relógio da Helvetica

Olá, leitores.

Talvez este post nem precisasse de apresentação e de conteúdo textual. Apenas as lindas imagens do relógio já seriam o suficiente para encantar os olhos dos apaixonados pela Helvetica. Mas eis que a Mondaine (marca suiça de relógios), resolve homenagear a fonte mais apaixonante do mundo para os designers e lança um relógio.

helvetica2helvetica-light     helvetivca1

helvetica01helvetica03helvetica02

Mas, falar sobre o relógio (e sobre a Helvetica), é fundamental.

A Helvetica é fonte sem serifa (aqueles acabamentos no final de cada caractere), criada para ser legível e altamente funcional. Inicialmente, fora batizada de Neue Haas Grotesk e foi criada em 1957 por Max Miedinger com colaboração de Edouard Hoffmann. Depois, foi rebatizada de Helvetica (Suíça em latim), passou a ser licenciada pela Linotype e tornou-se o ícone mundial que inspira desde manifestações artísticas até produtos para os mais diversos fins (desde canecas até camisetas), além de servir como tipografia oficial em programas de identidade visual de empresas como Lufthansa, Nestlé, BMW, Samsung, 3M, Motorola, Kappa, Evian, Energizer, entre outras.

A Mondaine, conhecida fabricante suíça de relógios tradicionais (dos quais sou bastante fã), trouxe os relógios Helvetica No 1 (nas versões light, regular e bold) e o Helvetica Smartwatch. disponibilizando um estoque limitado de apenas 1.957 unidades (remetendo ao ano de lançamento da fonte), em aço inoxidável escovado, vidro anti-reflexo revestido de cristal de safira. É um modelo bem tradicional, apenas com os ponteiros de horas e minutos (os tradicionais) acompanhados por ponteiros menores que indicam a data e dados do usuário como passos, calorias queimadas, distância total percorrida e batimentos cardíacos (no modelo smartwatch).

id137286 id137287 id137288  id137290

O que o torna um relógio quase inteligente é o fato de que estes dados podem também ser acompanhados em tempo real por meio de um aplicativo para dispositivos Android e iOS. O relógio está na fase de pré-venda (aqui), e pode ter sua encomenda feita na página da fabricante por US$ 850 até o mês de setembro, quando o valor subirá para US$ 950.

E sabe por que ele foi batizado de Número 1? Porque o acabamento da lateral do relógio possui referências da fonte, como mostra a imagem abaixo

helvetica-numeromondaine-helvetica-watch3

Fico por aqui, meus amigos. Um abraço e até a próxima.

Referências:

http://www.cutedrop.com.br/2014/12/marca-de-relogios-suicos-cria-edicao-especial-em-homenagem-a-helvetica/

http://www.tudocelular.com/acessorios/noticias/n58696/mondaine-helvetica-1-smartwatch.html

https://www.mondaine.com/watches/mondaine-helvetica.html

Clique aqui para comentar ( )