Title Art
Design

O título faz toda a diferença

Title Art

Estou de volta! E agora pra trazer um tema meio pertinente quando se trabalha com textos tanto para mídias on quanto off. Às vezes você faz aquela campanha maravilhosa, o texto mais perfeito do mundo e no final quando vai dar o nome toda aquela inspiração vai embora. Triste isso, não?

Isso porque o título é o gatilho para que as pessoas queiram ler seus textos, ele é um resumo chamativo de tudo o que vai estar abaixo. Por isso ele é de extrema importância!

Para que este gatilho seja ligado utilizamos de um técnica intitulada AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação).  Explicando melhor, precisamos fazer o seguinte:

  • Título precisa chamar a atenção;
  • Despertar o interesse;
  • Para que a pessoa deseje ler;
  • E cause a ação de comentar, curtir e/ou compartilhar o seu texto.

Estes títulos devem ser acompanhados também da técnica dos 4Us. (Mas, o que é isso?) Esta técnica trabalha um pouco com o psicológico do leitor. Por meio desta técnica nós devemos:

  • Fazer com que aquela leitura seja útil para o leitor;
  • Crie senso de urgência;
  • Mostre que aquele conteúdo é único e só pode ser encontrado ali;
  • E que o título e o texto sejam ultra-específicos, para facilitar a compreensão do leitor.

Aqui vão algumas dicas de como captar a atenção do leitor:

  • Use títulos com estímulos positivos, como “Fácil”, “Novo”, “Gratuito”, “Saiba mais…”, “Novidade”, “Sucesso”, “Sensacional”, “Incrível”.
  • Faça com que seu título seja um ponto vermelho no meio de vários pontos brancos, ele deve ser uma mistura do que as pessoas acham que elas precisam com o que elas realmente precisam. Exemplos: “Como conseguir bons resultados rapidamente”, “10 Dicas rápidas para melhorar seu dia-a-dia no trabalho”.
  • Se tiver tempo faça alguns testes com títulos, e-mails marketing são ótimos para te ajudar com testes A/B, para ver com qual título seus leitores/público clicam com mais facilidade.

É isso aí, galera. Nos vemos no próximo post! o/

 

Fontes:

http://viverdeblog.com/como-escrever-titulos/

http://autoresponder.com.br/como-criar-titulos/

https://loucosportexto.wordpress.com/2015/01/29/guia-definitivo-para-a-criacao-de-titulos-campeoes-para-os-seus-releases/

http://www.gerenciandoblog.com.br/2012/12/7-maneiras-para-criar-titulos-criativos.html

http://oportunidadedigital.net/titulos-infaliveis/

Clique aqui para comentar ( )