Organize-se!

Uma casa bonita e aconchegante não é necessariamente a que possui mais objetos e móveis caros. Um dos grandes segredos para manter a beleza e praticidade de um lar está na organização.

Quando tudo está em ordem, a sensação de leveza e tranquilidade impera. Não só em relação ao aspecto visual do lar, mas também quanto à dinamização da rotina, manter a casa organizada representa uma grande melhora. Há, inclusive, profissionais especializados para ajudar as pessoas a fazer este trabalho.

Para ajudar os nossos leitores a darem uma geral e deixar seus lares mais arrumados, confiram nossas dicas de organização:

Organização Passo 1

Comece aos poucos

Esta dica está relacionada ao tamanho da bagunça, mas de forma geral é um bom conselho para se habituar a uma rotina de organização. Se o seu alvo de arrumação é home office inteiro e você não tem a mínima ideia de como começar, pense pequeno: pelas gavetas, pela mesa ou prateleira, por exemplo. O mesmo vale para os demais cômodos, pois os menores objetos são sempre os que dão mais trabalho para organizar.

Etiquetas

Use etiquetas

Etiquetas são ótimos artifícios que nos facilitam encontrar objetos, especialmente na cozinha, área de serviço e no escritório. Elas evitam a confusão de não saber onde guardar os objetos e assim iniciar uma nova bagunça.

Separando por semelhança

Una objetos semelhantes

Para ter tudo à mão e não se perder procurando aquele lápis que tanto gosta, mas não sabe onde está, guardar materiais ou outros objetos reunidos por semelhança é uma dica e tanto. Junte isso às etiquetas já citadas e mais um pouco de disciplina que cada vez mais o fantasma da desorganização vai se distanciando. Separar os objetos por cor ou assunto também é uma ótima dica, que vale para o guarda-roupa e a biblioteca, respectivamente.

Cestos

Caixas, pastas e baús à mão

Geralmente, durante uma boa organização surge uma montanha de coisas para guardar. Esse impasse pode ser resolvido com caixas, baús, pastas, saquinhos e cestos, sempre úteis em momentos como esse. Papéis, revistas, materiais de escritório, brinquedos e materiais de costura são os que mais demandam esse artifício de organização. Além de deixarem cada coisa em seu devido lugar, esses organizadores ainda são bem fáceis de posicionar em prateleiras e estantes, sem contar que possuem os mais variados modelos – o que pode dar um charme a mais na sua decoração.

Praticidade

Vise a economia de tempo

A organização gera praticidade. Arrumar a casa pensando nesse fim é uma boa maneira de deixar tudo em ordem e ainda facilitar as tarefas do dia-a-dia. Fazer isto é simples: basta observar quais objetos você mais utiliza nos afazeres diários e no trabalho e, assim, organizá-los de modo que estejam disponíveis para uso sem maiores dificuldades. Na cozinha, ter talheres perto do fogão são um bom exemplo de arrumação em prol de uma vida prática.

Desapego 2

Desapegue-se

Organizando um espaço, muita coisa que há tempos não era vista acaba sendo manuseada e, por vezes, percebe-se que não se tem mais uso para ela. Apesar de parecer óbvio o que se deve fazer – doar, jogar fora ou reciclar -, muitas pessoas não o fazem. A grande dica para uma boa organização é desapegar-se do que não tem finalidade, pois um fator que mais contribui para a desorganização é o entulhamento de materiais. Lembre-se que essa varredura pode dar bons frutos. Quem sabe você não acaba fazendo um brechó, ajudando uma instituição que necessita de doações ou então aflorando seu lado criativo?

Escrito por Mariany Carvalho

Referências

01 | 02 | 03 | 04

Clique aqui para comentar ( )