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Os 2 principais erros dos profissionais de marketing

O profissional de marketing deve ser capaz de planejar e arquitetar diferentes variáveis presentes em suas decisões. Ele tem como pré-requisitos para exercer sua função, indispensavelmente, a multidisciplinaridade, a capacidade de empatizar e de manter-se atualizado. Sem essas competências tratadas como requisitos chaves para um bom despenho profissional, recorrentemente encontramos “marqueteiros” atraindo um eventual fracasso. Segue os dois principais erros cometidos por esses profissionais.

1. Marketing míope

Diz-se míope, o marketing que não compreende a real função da sua organização, que tem uma percepção distorcida do que é entregue. Nessa linha de visão errônea, preocupa-se com o produto em vez de focar no cliente. Temos como exemplo, trazido por Theodore Levitt, professor de administração de Harvard, as ferrovias. Elas viam seu produto como empresas ferroviárias, em vez de companhia de transporte. Deixaram então de atender a real necessidade de seus clientes e os perderam para  os automóveis, caminhões, aviões e outros mais.

2. Me-mentality

Este é o termo atribuído quando os profissionais de marketing se utilizam como parâmetro para projetar soluções, ou seja, ignoram o fato de existirem diferentes públicos com diferentes preferências e personalidades. Não buscar compreender o real interesse da persona em questão, explorar o máximo as especificações da demanda presente, é basicamente “dar um tiro no próprio pé”. Por-se no lugar do cliente para entende-lo é fundamental, para que em seguida se possa atende-lo de forma eficiente.

Quando esses erros são evitados, encontra-se um número ainda maior de possibilidades de mercado e o cliente é de fato atendido. Evita-se também, ingressar numa onda ilusória de ascensão que eventualmente levaria a empresa ou organização ao declínio.

Espero que a leitura tenha sido produtiva. Vale muito a leitura do material de referência, pode ser encontrado facilmente. Grande abraço.

Referências:

LEVITT, Theodore. “Miopia em Marketing”. Harvard Bussiness Review. Jul/ago/1960.

CAMPOMAR, Marcos Cortes; Ikeda, Ana Akemi. Falácias em Marketing no Brasil.

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