1.dc
Artes

Os livros que todo Arquiteto e Designer de Interiores vai gostar de ler!

Ai gente, que emoção! Snif! Snif! Primeiramente, eu queria agradecer a minha mãe, mulher extraordinária que me trouxe ao mundo, e … não, péra! Acho que me empolguei, rs! Mas não é assim quando acontece algo com você que é simplesmente ótimo! Foi assim que me senti quando recebi o primeiro email do Iran me selecionando para ser colunista. Depois, em um curto período de tempo, fui adicionada a um grupo que tinha como título “Família Design Culture”. É para se apaixonar, ou não? É para se sentir acolhida, ou não?

Então parei, mesmo em meio ao caos e afobação que é minha vida, e pensei no que escreveria para minha estreia no site; aliás, me candidatei à colunista para fugir da correria em que vivo e me dedicar a um hobby tão relaxante que é escrever.

Como minha formação é em Arquitetura e Urbanismo e em Artes Visuais, meus pensamentos permeiam entre funcionalidade e plástica, sabe? O que me dá um olhar mais amplo sobre vários assuntos, mas me dá, também, MUITAS opções do que falar/escrever, rs, e eu falo/escrevo “mais que a gota”, rs!

Enfim, preferi “começar pelo começo”, e para mim, o início precisa ser teórico, ainda que brevemente.

Toda formação vem acompanhada de uma história, o da Arquitetura, assim como na maioria das áreas acadêmicas, envolve um passado de experimentação, com observação, com empirismo; de artistas e gênios que se permitiram sonhar e testar os limites da criatividade, de transpor paradigmas e propor “o novo”. Conhecer esses movimentos nos dá repertório para criar sempre com mais qualidade. Aliás, repertório “é vida”, e é algo que se adquiri com o tempo, e com muita leitura, MUITA LEITURA. Assim, resolvi listar os livros que entendo como primordiais para a formação em Arquitetura ou Designer de Interiores (ou para entusiastas da área).

  • Arquitetura Comentada – Uma Breve Viagem pela História da Arquitetura, de Carol Strickland – Eu li, mas não tenho, e sinto muito por isso. Como o título já precede, a autora passa brevemente por todos os períodos principais da Arquitetura, sem se aprofundar, deixando a leitura agradável, principalmente para quem está começando.2.arquitetura.comentada
  • História da Cidade, de Leonardo Benevolo – Outro que li mas não tenho. O pouco aprofundado exemplar da Phd Strickland é compensado por Benevolo nesse título. Sugiro que seja um livro de leitura alternada, sabe? Primeiro examine as imagens e sua legendas e depois, quando tiver tempo e concentração, leia os textos. 
  • História da Arquitetura Moderna, também de Leonardo Benevolo – Mais um pra lista dos que preciso adquirir. Benevolo mantém seu estilo formal nesse exemplar, portanto sugiro o mesmo estilo moderado de leitura. Mas vale a pena! 4.historia_da_arquitetura_moderna
  • A Arte de Projetar em Arquitetura, Ernst Neufert – Acho que é o que mais lamento em não ter. Sempre o considerei como uma bíblia. O livro eterno para consulta contém normas técnicas, dimensões a partir de escalas humanas, muitas imagens que elucidam o conteúdo, etc. Meu xodó!

5.neufert

  • Por que os Edifícios Ficam de Pé, Mario Salvadori – Esse eu tenho! Iei! Um dos últimos que li, e que tenho consultado com mais assiduidade, já que estou lecionando Sistemas Estruturais esse semestre. A descrição introdutória de Salvadori sobre os sistemas construtivos clássicos e os mais recentes é bem lúdico e simples, fácil de entender. Uma leitura prazerosa e nada cansativa.

 6.porque.os.edificios.ficam.de.pe

  • Arte Moderna, G. C. Argan – Esse eu também tenho, uhuuul! Ainda que não restrito à Arquitetura, é um livro que uso muito para consulta. A abrangência te leva a ver outras áreas que influenciaram a arquitetura, ou não, e que fizeram parte da história da arte. O Argan é bem claro também, gosto da leitura.

 7.arte.moderna

  • A Arquitetura da Cidade, Aldo Rossi – Li alguns capítulos e não tenho, nhém nhém! A formação em urbanismo nos tira um pouco do pensamento apenas da plástica, e nos dá uma visão da formação da cidade, de como projetá-la pensando na sociedade como ambiente equilibrado e salubre, e Rossi analisa o desenvolvimento urbano com maestria; devia ser livro de cabeceira de muito político envolvido com isso por aí.

8.a.arquitetura.da.cidade

  • História Crítica da Arquitetura Moderna, de Kenneth Frampton – Também li alguns capítulos e também não tenho! (Ô menina repetitiva e pão dura!) Essa leitura com teor crítico é muito útil para nos treinar a olhar para a arquitetura de maneira mais atenta.

 9.historia.critica.da.arquitetura

  • Cinquenta Cadeiras que Mudaram o Mundo – Outro que adoraria ter em meu acervo. Um livro não necessariamente para um leitura continuada, mas sim fragmentada, pois é um muito leve e simplificada, porém importante, já que ergonomia e design estão ligadas à arquitetura desde de sempre.

 out 1

 

  • Manual do Arquiteto Descalço – Confesso que peguei esse livro na biblioteca durante a graduação várias vezes, mas não tive tempo de ler, ainda assim, pelo que colegas me disseram, parece ser um livro de grande ajuda, principalmente para quem está começando. Está na minha lista de futuras leituras.

11.manual.do.arquiteto.descalco

Sinto que estou esquecendo algo, rs, aliás, não é sempre assim quando fazemos listas? Sempre fica alguma coisa importante para trás.

Além disso, expus aqui os exemplares mais teóricos, em outra ocasião listo alguns que envolvam mais desenvolvimento prático, mas, sem pretensão de criar uma ordem cronológica ou hierárquica, acredito que esse repertório histórico permita direções mais focadas quando partimos para a parte experimental. Coisa de professor, rs!

Não esqueço, também, que os livros não sãos as únicas fontes de informações para estudantes ou entusiastas de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores; hoje, a internet nos permite estudar sobre vários assuntos mais facilmente. É um grande catalogo virtual e de simplificado acesso. Em outra ocasião listarei também os sites que mais uso como referência.

Como em qualquer estreia, estou um tanto nervosa, rs, mas acredito que começo hoje mais uma etapa fantástica de minha vida. Agradeço pelo tempo e por me permitirem estarem com vocês!

 

Site: freepik.com

Clique aqui para comentar ( )