ilove
Design

Paraisópolis das Artes

Estivemos em São Paulo com a LG Electronics do Brasil para conhecer projetos sociais, artísticos e culturais inspiradores na comunidade de Paraisópolis, a segunda maior da cidade de São Paulo, SP, onde parte da arrecadação do ICMS será destinado para subsidiar projetos sociais na comunidade de Paraisópolis.

A LG patrocina um projeto cultural chamado de “Paraisópolis das Artes” que teve início em 2013 e consiste em um roteiro cultural pelos principais pontos de referência da comunidade, onde é possível destacar artistas, projetos e lugares marcantes como a Oficina (ataliê) do Berbela, artista plástico que constrói obras de arte a partir de sucatas e foi inclusive homenageado na novela I love Paraisópolis da Rede Globo, a Biblioteca BECEI, a 1ª biblioteca criada dentro de uma comunidade; a Casa de Pedra do escultor Estevão dentre outros locais inspiradores em um passeio de duração de cerca de 3 horas, “o projeto Paraisópolis das Artes tem como objetivo lançar um novo olhar sobre a cultura e a riqueza artística da nossa comunidade. E queremos ser lembrados no futuro como um bairro. Parcerias como essa com a LG, que está muito próxima da comunidade e, inclusive, tem funcionários da nossa região, são fundamentais para criarmos essa Nova Paraisópolis”, explica Gilson Rodrigues, presidente da União dos Moradores e do comércio de Paraisópolis.

O outro projeto apoiado é o esportivo  “Craques do Amanhã” que está em seu segundo ano de execução e promove a capacitação esportiva de crianças e jovens com idades entre 7 e 17 anos onde por meio da prática esportiva, em especial, futebol, busca formar cidadãos e tem como objetivo é capacitar crianças e jovens, proporcionando-lhes a oportunidade de se tornarem jogadores profissionais de futebol. O projeto tem capacidade para atender 300 crianças por ano.

P_20150916_123003

Em nosso passeio pela comunidade visitamos a Sede da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP) onde conhecemos mais sobre a comunidade, visitamos também a rádio comunitária “Nova Paraisópolis 87,5 FM que teve sua concessão em 2003 e conta com uma programação variada de debates, entrevistas, músicas, momento religiosos enfim um grande acervo de informação; Conhecemos ainda a figura pública sr. Antonio Ednaldo Silva (Berbela), um artista plásticos Pernambucano que foi morar em 2011 na comunidade e constrói belos projetos baseados em materiais de sucata, seu reconhecimento veio na abertura da novela I Love Paraisópolis, Visitamos ainda o Castelinho de Paraisópolis onde conhecemos o sr. Estevão Silva da Conceição que utilizou de objetos e antiguidades para construir uma estrutura turística e artística e por fim visitamos o Ballet Paraisópolis que logo na entrada conta com a bela intervenção de Eduardo Kobra (muito querido por nós Designers), o Ballet é regido por Monica Tarragó que já atuou em companhias no Brasil e Itália e atende mais de 300 crianças.

Paraisópolis tem mais de 100 mil habitantes e está situada na Zona Sul de São Paulo sendo a segunda maior da cidade. Segundo relatos históricos, a comunidade teve início em 1921. Além dos projetos, a LG ajuda a União dos Moradores a realizar a “Semana de Paraisópolis”, que acontece de 14 a 20 de setembro e proporciona uma extensa programação cultural para a comunidade. Confira nosso vídeo clipping.

O roteiro cultural é pago e realizado sempre no período da manhã. É guiado por pessoas treinadas da comunidade e pode ser feito por qualquer pessoa disposta a uma caminhada cheia de descobertas. Para agendamento e informações acesse www.paraisopolis.org.

Clique aqui para comentar ( )