Design

Paypal Muda Identidade Visual e Evolui na Era da Transação Online

Com o objetivo de refletir a praticidade de uso da ferramenta e a conexão entre as pessoas, o PayPal revelou sua nova identidade visual para o mundo, reiterando os princípios básicos da empresa. O trabalho foi desenvolvido pela FuseProject e marca o primeiro redesign promovido desde 2007. Nos vídeos abaixo você pode conferir a evolução do logotipo desde os primórdios da empresa até este último proposto agora e a explicação do redesign pelo próprio presidente da empresa, David Marcus.

Segundo a edição online da revista inglesa Wired, Yves Béhar, um dos designers responsáveis pela mudança, duas grandes descobertas foram feitas durante a pesquisa que culminou na troca do logo: a marca tinha confiança, mas faltava inovação. E em uma era tecnológica, onde os adolescentes e jovens são super conectados, tudo parecia muito antiquado. Era necessário uma adequação aos novos tempos e as evoluções tecnológicas que acompanharam essa evolução de tempo.

Para isso, Béhar identificou que era preciso flexibilizar a marca. Portanto, a principal mudança focou em condensar e modernizar o logo sem perder a identidade principal da marca. A proposta foi colocar uma fonte mais futurista e diminuir o espaço entre letras no nome Paypal, para dar aquele ar de um futuro móvel compactado. O novo logo também traz um azul mais bold e mais claro, o que segundo Béhar o diferenciaria de outras marcas que usam as cores por default.

E para finalizar, o mais óbvio de toda a mudança fica por conta do P duplo sobreposto com um patch transparente no meio, o que denota a ideia de reunir pessoas através de uma transação financeira. Ainda na edição online da Wired, Béhar diz que “Quando você redesenha um logo que as pessoas procuram numa webpage ou smartphone diariamente, existe uma responsabilidade de fazer alguma coisa que tenha um senso de legado para o que estava lá antes”.

Em conjunto com o novo logotipo o Paypal também lançou uma nova campanha Global idealizada pela Havas Worldwide com a assinatura “People rule” ou “Pessoas lideram”, numa tradução livre. Veja os dois vídeos da campanha ao final do post.

Uma mudança acertada

De fato, para mim que não sou designer mas como publicitário considero tudo que comunica, foi uma grande sacada. Apesar das súbitas mudanças, percebe-se a necessidade de tudo nesses mínimos detalhes. O visual mais “moderninho” está bem claro, o que conectando-se a compactação em termos de tipografia torna tudo mais leve, sucinto e atual. Parabéns a FuseProject e a Yves Béhar por tornar isso possível no tempo certo.

E você designer, o que acha desta mudança? Concorda comigo ou estou completamente equivocado? Nos conte comentando abaixo desse post e se gostou corre lá na pagina do Design Culture no Facebook e compartilha o link, nos ajude a continuar lhe inspirando sempre mais.

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