12980759_1129673970405745_1256290339_o
Design

Pensamento Visual e Facilitação Gráfica

Poucas coisas são tão fascinantes quanto imaginar e criar com as próprias mãos. Incrível também é a capacidade de ouvir, filtrar, desenhar organizando informação – tudo ao mesmo tempo! Estou falando de Facilitação Gráfica.

Um tempo atrás, fui a um evento onde várias organizações apresentavam seus empreendimentos sociais e startups para uma banca avaliadora. E enquanto isso rolava, um cara ia transformando toda a informação em desenho. Juro que fiquei encantado com o trabalho do Lucas Alves. Ele conseguia sintetizar um mundo de informações em apenas uma folha. O mais incrível, ao olhar para o papel era possível lembrar-se de todos os pontos mais importantes de cada apresentação.

12986526_1129673990405743_1946006792_o

Ao final, fui conversar com ele pra saber o que era aquilo, se existia algum curso ou qualquer dica que ele pudesse dar. Foi uma conversa bastante agradável, instrutiva e inspiradora. Principalmente por ver que ele falava com certo brilho nos olhos, concernente apenas àqueles que fazem o que amam.

Foi inevitável: me imaginei desenhando e organizando a informação em todas as reuniões que eu pudesse participar. Mesmo falando pra ele que meu desenho é “nível boneco de palito” ele me incentivou muito e me deu caminhos excelentes para desenvolver a habilidade.

A facilitação gráfica é uma forma de ir além dos “habituais” métodos de apresentação. Sabe aquela velha máxima “entendeu ou quer que desenhe?”… Pois é. A facilitação gráfica nos permite realizar o incrível feito de explicar com desenhos e cores sendo criados e dispostos sobre a folha de apresentação aos olhos dos clientes/espectadores em tempo real. É bem certo que eles sintam o fascínio e encante semelhantes ao que eu senti.

De verdade, acredito que apresentar suas inspirações aos seus clientes através da facilitação gráfica, vai leva-los a abraçar a sua ideia de maneira surpreendente.  Há também outras formas de explorar a facilitação gráfica: você pode ser o facilitador em uma reunião, você pode fazer suas anotações em reuniões de maneiras muito mais criativas, e por aí vai. Enfim, as possibilidades são infinitas.

Para saber e aprender mais:

Pensamento Visual com Lucas Alves

Reuniões Visuais – David Sibbet – Ed. Alta Books

Clique aqui para comentar ( )