Design

Pixar libera uso grátis do Renderman, Software de VFX usado em Wall-e, Star Wars, Toy-story e O Senhor dos Anéis

Para quem não conhece, o lendário programa Renderman, software de VFX(Efeitos visuais) usado para renderização, criado pela Pixar a aproximadamente 27 anos, foi liberado para uso gratuito não comercial, essa liberação da licença do programa já era esperada desde o ano passado, após promessa da Pixar, e finalmente o download foi liberado.

Por que a Pixar quis aparecer oferecendo esse programa free agora? Para tornar o RenderMan ainda mais conhecido entre os profissionais da área de animação! A própria pixar diz: “as limitações no acesso ao software são um freio no desenvolvimento da indústria cinematográfica”.

Para vocês terem noção, o RenderMan é tão importante para o mercado cinematográfico que ele chegou a ser premiado com um Oscar especial devido as suas contribuições com o segmento de animações gráficas. Sem contar tempo que existe no mercado, que também entrega a sua fama…. 27 anos atrás a primeira versão!

Além de filmes de animação gráfica, como Wall-e, cars, up!, toy-Story, nemo, dentre outros, o RenderMan também é usado na criação de cenários e outros elementos de grandes produções do cinema, como por exemplo: Titanic, Star Wars e a trilogia Senhor dos Anéis.

Tanto portfólio por assim dizer não significa que é tudo da pixar não, o RenderMan também foi licenciado para vários outros estúdios. Há tempos, qualquer outro estúdio ou profissional da área pode utilizar o RenderMan desde que compre o pagamento de licença.

Agora, Qualquer pessoa pode usar o RenderMan para qualquer finalidade não comercial. A versão free é completamente funcional, que significa que não tem nenhum recurso a menos que a versão “completa”, paga, nem nenhuma exibição de logo ou marcas d’água obrigatórias.

Caso alguém precise usar o software comercialmente, não irá precisar vender um órgão de seu corpo para comprar a licença…: a licença do programa custa US$ 495 com uma taxa anual de renovação que sai por US$ 200. São valores relativamente baratos, para um programa desse nível.

O RenderMan é um software de renderização, e para isso ele precisa de outro software integrado com ele, de modelagem…..Os softwares que funcionam com ele são o Maya da Autodesk e o Katana da The Foundry, além do software free Blender.

A versão gratuita do RenderMan pode ser obtida aqui: http://renderman.pixar.com/view/renderman . É necessário fazer um cadastro para receber a licença. Há versões para Windows, OS X e Linux (todas em 64 bits).

Clique aqui para comentar ( )