Tecnologia

Plataforma colaborativa desenvolvida em Pernambuco será usada em escolas públicas

Uma plataforma colaborativa desenvolvida pela Universidade Federal de Pernambuco promete dar maior eficácia ao processo de aprendizagem em escolas públicas do estado apostando em tecnologia e engajamento. O Openredu, sistema desenvolvido pelo Centro de Informática (CIn), é um ambiente móvel projetado para incentivar o aprendizado através de experiências com diferentes mídias e tipos de interação virtual. A ferramenta será lançada nesta terça-feira (28).

A pesquisa com professores, alunos e apoiadores da rede privada começou em 2011. Após cinco anos, a ferramenta está pronta para ser utilizada em qualquer cultura com ampla cobertura nas mais diversas necessidade do ensino. A princípio, 97 escolas públicas vão receber o sistema. A primeira unidade beneficiada será a Escola Técnica Estadual Advogado José David Gil Rodrigues, no bairro do Jordão, em Jaboatão dos Guararapes.

A ferramenta foi desenvolvida pelo professor Alex Sandro Gomes e equipe. O Openredu já foi utilizado por mais de 32 mil usuários de todos os níveis, incluindo alunos do ensino médio e superior. Por ser um software de código aberto, de multiplataformas e alta interatividade, ele dispõe de uma grande comunidade de professores, alunos e desenvolvedores trabalhando em conjunto. “A participação de interessados em colaborar com o desenvolvimento da iniciativa é sempre bem-vinda”, ressaltou o idealizador.

A previsão é de que a Secretaria de Educação de Recife consiga expandir a usabilidade em outras escolas até o segundo semestre.

Openredu
É um ambiente de aprendizagem que foi concebido para proporcionar formas intensas de colaboração em torno de mídias dispostas em suas páginas. É uma plataforma situada nas nuvens, uma tendência na área de tecnologia educacional.

A sua estrutura interna permite organizar os conteúdos da mesma forma que um sistema de gestão de aprendizagem. No entanto, cada um dos materiais possui espaços para comunicação. Todos os fóruns são integrados para simplificar os diferentes diálogos que ocorrem no ambiente.

A ferramenta é divulgada como solução para ordenar e ressignificar a comunicação e a prática educativa entre pais, alunos, professores e instituição promovendo a criação de uma comunidade integrada para promover o desenvolvimento dos participantes.

Ficha técnica
A plataforma é livre e distribuída através de licença de uso GPL2. Está disponível para diversos navegadores e para o sistema operacional Android. Todos os processos são baseados em pesquisas e estão em melhoria contínua. A solução pode ser utilizada por empresas privadas, públicas, prefeituras e secretarias para promover a aprendizagem. Além do Centro de Informática (CIn), o Instituto Federal do Acre, a empresa EMC e a Empresa Municipal de Informática da Prefeitura do Recife (Emprel) também colaboraram com o desenvolvimento do Openredu.

Clique para saber mais

Clique aqui para comentar ( )