CAPA_NEUTRA_01
Inspirações

Por que eu quero aquele carro?

Qual a diferença de um Fusca para uma Touareg? Os dois são da VW. Ambos tem quatro rodas, portas, janelas, acelerador e freio. Então, por que nos sentimos mais atraídos pelo Touareg? Simples, design. Carros são os mais puros exemplos de design.

Seja design bom ou ruim. Lógico, que há toda uma engenharia por trás destes automóveis, mas também não podemos nos esquecer dos designers. Então, quem são estes designers? Com certeza muitos.Mas já que comecei com a VW, o responsável por aquele design tão parecido entre Gol e Golf, Up e Fox, Voyage e Novo Santana, é o premiado designer italiano Walter De’Silva. E não adianta enviar reclamações para este senhor, pois ele dirige a Ingolstadt, o centro de estilo da Audi, Lamborghini e Seat – todas do grupo Volkswagen.

Ele sabe o que faz, aplausos para a Amarok.

1

E já que o foco são carros populares, Martin Smith profissional com olhar no design acessível, migrou o estilo New Edge para o Kinetic na Ford. Proprietários do Focus ST sintam-se honrados.

E como falar de designer de carros sem mencionar a Chevrolet? Companhia que consegue equilibrar bom design e preço justo, para compradores de diferentes classes econômicas.

Atire a primeira pedra, quem nunca assistiu transformes só por causa do Camaro? Já que o assunto é Camaro, apresento o coreano Sangyup Lee. Ele trabalhou durante 10 anos para a GM  e foi o responsável pelo visual externo do Chevrolet Camaro 2010.

 

 

Sketch do camaro (acima). Sangyup Lee (abaixo). Aceita, que dói menos

Sketch do camaro (acima). Designer Sangyup Lee (abaixo). Aceita, que dói menos.

 

Mas tá sou mulher, o que eu estou xeretando em uma área dominada pelos homens? Conhecem a delicadinha Wulin Gaowa? Não? Ela é a primeira mulher a comandar um centro de design em uma companhia na China. Adivinha qual é está empresa? Chevrolet, ao encontro de novas estradas.

4

Sentiu aquela vontade de colocar seu sonho em prática? Então comece a economizar e muito.

Atualmente, por incrível que pareça no Brasil ainda não existem graduações específicas para quem precisa ser um profissional em design de carros. Mas existem cursos como Design do Automóvel fornecido pela FAAP em Higienópolis.

Há também o curso de Sketch Automotivo na Ícon Design em São Paulo. E por último e não menos importante, tem a pós-graduação em Design Automotivo no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

E o mercado de trabalho? Vai compensar o investimento nestes cursos? Segundo uma publicação realizada em 2011, no Diário do ABC, design de carros é raridade no nosso país, tanto que a Volkswagen do Brasil há pouco tempo atrás ampliou seu Design Center, instalado na fábrica de São Bernardo do Campo – São Paulo.

Ai vai mais um incentivo:

5

Capa:

 

Clique aqui para comentar ( )