Design

Preciso saber desenhar pra ser Designer?

Olá pessoas!

Hoje vim falar de uma das maiores questões no universo do Design. Muitas pessoas que querem entrar na área têm essa dúvida, muitas inclusive já me perguntaram se isso era verdade ou não. Então se você é uma dessas pessoas que tem essas dúvidas esse artigo é pra você.

Temos que entender o que significa a palavra Design. Acredito que todo mundo que estuda design ou já é formado, já foi indagado sobre o que você estuda ou se formou, e quando respondemos: “design”, geralmente as pessoas que não sabem bem o significado falam: “ah, é de desenhar né?” Isso acontece com uma frequência muito grande (principalmente se for a minha mãe explicando para alguém rsrs). Pois bem, o termo design não tem um significado correto, isso porque pode variar entre lugares diferentes. No grego a tradução mais aproximada é projetar ou configurar.

Aqui no Brasil também não existe uma tradução certa, justamente por isso a maioria das associações vem dos Estados Unidos, onde existem 3 possíveis variações para o termo: design como desenho; design como projetar e design como designo (finalidade). Justamente por isso que tantas pessoas associam ao desenho o termo, o que na mina opinião precisa ser mudado, as pessoas precisam entender o que fazemos/estudamos, e conhecer os variantes nichos dentro da área. Claro que isso também se atribui a desvalorização da profissão aqui no Brasil, mas isso é assunto para outro artigo.

Agora que já sabemos o que o design representa, podemos tentar responder a pergunta. Como citado antes, a área é muito abrangente e bastante fragmentada, então para facilitar o entendimento vamos tomar como exemplos os grandes eixos do design: gráfico, moda, produto e interiores. A partir disso, vou tentar mostrar em cada um desses eixos se onde o desenho pode se encaixar ou não.

Design Gráfico

A área como falado antes é muito fragmentada, então vão ter determinados nichos que certamente se você não souber desenhar você não vai conseguir se expressar bem, mas também, existem nichos em que não saber desenhar não vai ser um problema. Por exemplo, se você quer trabalhar com editorial, onde basicamente você trabalhará com planejamento visual, não necessita necessariamente saber desenhar, pois o que será realmente preciso é apenas a organização de palavras e imagens dentro de um espaço. Edição de imagens também não é necessário esse conhecimento, mas saliento que, dependendo do trabalho, técnicas de desenho podem ajudar. Vou citar apenas esses dois exemplos mas outras áreas do design gráfico podem ser executadas sem esses conhecimentos. Agora vamos para as que realmente precisam ter domínio sobre técnicas de desenho.

Se você quer ser ilustrador, na criação de personagens, espaços e mais um monte de coisa, você precisa dominar técnicas de desenho (e dominar bem). É impossível ser ilustrador sem saber desenhar. A área de modelagem 3D é importante se conhecer um pouco de desenho também, pois facilitará na construção dos seus modelos, visto que bastante coisa dessa área vem de sketches feitos anteriormente. Já para projetar identidades visuais necessariamente o desenho não é fundamental, isso vai depender do briefing e do projeto. Vão ter projetos que o cliente pode pedir um mascote ou um lettering diferentes e que representem a empresa, então pra isso saber desenhar ajudará e muito, mas claro que nem todas as identidades necessitam disso, existem marcas que são muito bem projetadas só com tipografia, cores e hierarquia. Tudo vai depender do tipo de trabalho que está sendo pensado.

Design de Moda  

Como no design gráfico, vão ter nichos onde o desenho é importante e outros que nem é necessariamente importante assim. Se a pessoa em questão quer trabalhar no desenvolvimento de coleções de vestuário é interessante que ela desenhe para pode expressar os conceitos da sua ideia na construção da peça. Mas se a pessoa quer trabalhar com modelagem plana por exemplo, não é preciso ter domínio sobre essas técnicas, visto que o processo nessa área não envolve diretamente desenho e sim outros conhecimentos em anatomia, design têxtil, entre outras coisas. Claro que isso pode variar.

Design de Produto

Acredito eu que saber desenhar nesse nicho é primordial, pois a representação dos artefatos ficará simples para os usuários, tanto se você trabalha diretamente no computador ou a mão livre. Como todos os nichos dentro dessa área são para o desenvolvimento de produtos, técnicas de desenho vão ajudar muito no processo criativo. O designer precisa demonstrar como será o uso de todas as funcionalidades e formatos do produto, sem saber desenhar esse processo será praticamente impossível, tendo em vista que a pessoa em questão não conseguirá expressar todas as partes do artefato, com certeza todos os designers de produtos são bons desenhistas (ou não).

Design de Interiores

Na elaboração de ambientes o desenho pode ou não fazer parte do processo. Se o designer for trabalhar em um ambiente onde se precise apenas da organização dos espaços e ajustes de produtos, não necessitará desenhar. Mas se for construir um ambiente ele possivelmente precisará de técnicas de desenho pra poder representar o espaço. Principalmente quem trabalha com consultoria e precisa fazer visitas nas casas dos clientes, então com certeza o designer precisará fazer os esboços para explicar para o cliente como ficará o espaço. Ou até mesmo na construção de móveis personalizados para o espaço, o desenho precisa andar ao lado desses profissionais para que eles possam ter mais qualidade.

 

Claro que em alguns casos pode ser relativo, pode ser que existam designers de produto que não desenhem nada, o que eu acredito que seja difícil, mas possa ser que aconteça. Não é uma regra que estamos discutindo, mas sim, situações em que o desenho pode ser importante ou não. Eu por exemplo não sou um baita ilustrador, mas consigo desenhar mascotes e letterings quando são solicitados, e os clientes ficam satisfeitos, e o público entende a mensagem. Eu acredito que não é preciso desenhar muito, claro que quanto mais você souber melhor, mas saber se expressar e ter muita criatividade na construção dos projetos é essencial para qualquer designer, sem falar em outros conhecimentos, que também são necessários, isso para qualquer área do Design. Até porque os softwares facilitam muito o trabalho de qualquer designer e consequentemente facilitam as representações que gostaríamos de fazer.

Então a resposta para essa pergunta é não. Não precisamos (necessariamente) saber desenhar para ser um designer! O designer precisa saber projetar, para trazer segurança, conforto e satisfação para os clientes e usuários. Agora saber desenhar vai facilitar qualquer projeto, porque dessa forma você pode expor exatamente o conceito de forma simples e objetiva para o seu público. Existem dezenas de designers que não sabem desenhar e conseguem fazer belos projetos, mas isso pode variar muito.

Claro que isso é na minha opinião, existem muitas divergências quanto a essa questão. Saber se expressar facilitará qualquer Designer no ato de sua profissão!

Espero que as abordagens sobre esse assunto tenham sido claras e eficientes para a compreensão do tema em questão.

E aí, qual a sua opinião sobre o assunto? Fala aí nos comentários.

Abraços e até a próxima!

Clique aqui para comentar ( )