dc2-01
Design

Profissões na área da Moda #2 – História da Moda

Continuando a série de posts sobre profissões na área do vestuário hoje vou falar de como surgiu isso que hoje é chamado de moda, pois anteriormente era qualificado como indumentária.

A moda se iniciou ao fim do século XV, período em que o feudalismo estava em queda e o  capitalismo estava dando seus primeiros sinais de vida. Com o fim dos feudos foram criadas as cidades e as pessoas começaram a ter mais contato com umas com as outras pessoas e com isso  foram percebendo e aprendendo coisas novas, tal momento em que a moeda como conhecemos hoje foi criada afim de servir em transações comerciais que antes eram feitas apenas por trocas de alimentos e objetos.

Nesse período existiam 3  classes  sociais principais, que eram: a nobreza, a burguesia e o povo, formado por artesãos e camponeses, acontece que os nobres queriam se diferenciar das outras  pessoas afim de demonstrar seu poder financeiro através de suas roupas, até foram criadas leis que restringiam certas cores e tecidos somente aos nobres, porém a burguesia, em ascensão, queria vestir as mesmas roupas que a nobreza, então mandavam fazer roupas idênticas e com isso os nobres teriam que mandar fazer novas roupas diferentes do que a burguesia estava utilizando, criando um ciclo de moda semelhante ao que vemos hoje  em dia.

Esse ciclo se manteve até o século XX separado por séculos, pois é possível identificar através de um retrato se a pessoa existiu durante o século XVI, XVII, XVIII, XIX apenas pela roupa que estava vestindo, devido a tecidos e cores utilizadas em cada período desses.

A partir do início do século XX a moda começou a ser identificada através de décadas e quando chegou mais ou menos em 1990 passou a ser anual e hoje em dia chega a ser trimestral ou até menos que isso, pois vemos pequenas expressões no vestuário que nascem, crescem, e somem em questão de semanas.

Para identificar quais são as tendências, o setor da moda conta com um profissional conhecido como Coolhunter, o qual explicarei qual é sua função, como a realiza e qual sua importância no mercado do vestuário que falarei no meu próximo post dessa série.

Clique aqui para comentar ( )