Design

Profissões na Área da Moda #6 – Produtor/a de Moda

Oi pessoal, tudo bem?

Hoje vou falar um pouco sobre o trabalho da produtora de moda, que na verdade acaba entrando basicamente em 2 vertentes desse ramo que são os desfiles e a produção de editoriais.

Bem, nos desfiles, ela é responsável por fazer o link entre todo mundo que trabalha para fazer o evento acontecer de verdade, essa profissional deve entender o funcionamento de agências de modelo para que ela possa realizar o casting que é a escolha de modelos que vão vestir as roupas, isso é bem importante conceitual e comercialmente, pois essas modelos devem ter uma certa ligação visual com o que cada coleção quer transmitir afim de que o conceito da coleção ‘encante’ o consumidor que é o principal público-alvo dos desfiles, tendo em vista que tudo roda em torno do dinheiro.

Além de realizar o casting, ela é responsável por acelerar todos que trabalham nos desfiles, desde a faxineira até o cenografista, a equipe de maquiagem, e estagiários. Ela acaba parecendo a ‘alma ruim’ do desfile do ponto de vista dos trabalhadores, mas todos no evento sabem a importância dela.

Essa profissional não pode ter voz mole, tem que ser uma pessoa compromissada com prazos até porque por exemplo no São Paulo Fashion Week são apenas 2 salas que são revezadas para todos os desfiles, ou seja, o intervalo de um desfile para outro acaba sendo mais ou menos de 1 hora e pouquinho, sendo que nesse tempo deve ser montada a cenografia, as modelos devem ficar maquiadas e vestidas, enfim tudo deve estar perfeito para que não atrase o desfile da marca em que trabalha.

Fora das passarelas, a produtora de moda é responsável por produzir editoriais de moda, sendo responsável por correr atrás do fotógrafo, das modelos, das roupas que pegam emprestadas nas marcas, da equipe de maquiagem, enfim, é uma profissão bem corrida e não pode ter um psicológico de gato manso porque nem tudo é tão fácil como parece, as agências de modelos acaba de enrolando, o fotógrafo tem de ter agenda assim como os maquiadores e pegar roupas nas marcas parece ser um missão quase impossível mesmo você sendo uma produtora de moda renomada.

Esse profissional pode ser fixo de alguma revista ou marca como também pode ser freelancer e trabalhar para um monte de empresas e sua renda não costuma ser das mais baixas porém varia muito e depende bastante da experiência e como já disse anteriormente.

Pra ilustrar um pouco como acontece tudo isso, peguei um vídeo para vocês assistirem e terem uma melhor noção do trabalho dessa profissional, e fiquem de olho nos próximos posts dessa série que já está quase chegando ao fim. Obrigado!

http://www.youtube.com/watch?v=u7zHhoOBqWU

Clique aqui para comentar ( )