Projeto Seringueira

designers

André Cruz, Zanini de Zanine, Jack Fahrer, Sérgio Fahrer, Fernando Jaeger e Paulo Alves.

Idealizado pelos designers Paulo Alves, Fernando Jaeger, Zanini de Zanine, André Cruz e pelos irmãos Sergio Fahrer e Jack Fahrer, o Projeto Seringueira utiliza a madeira de forma inédita na elaboração de peças cuja matéria–prima seria descartada pela indústria da borracha. A seringueira possui madeira clara, bonita, resistente, durável e ainda aceita os mais variados acabamentos e tingimentos. Seus troncos sólidos e lisos podem ser aplicados na fabricação de pisos, móveis, brinquedos, laminados e outros produtos sendo uma opção ao uso de madeiras nativas na fabricação de móveis e em construção civil. A sua galhada também pode ser aproveitada como biomassa na produção de energia.

O bacana é que o material usado para as peças vem de árvores que completaram o ciclo de produção do látex (uma média de 35 anos) e da borracha natural. Ou seja, de árvores que foram cortadas para dar lugar a novas mudas, um produto florestal estabelecido como não madeireiro, no qual o objetivo principal seria a extração do látex. O intuito desse projeto é promover o uso da seringueira, estimulando o reaproveitamento da espécie, evitando o desmatamento e a extinção de outros tipos ameaçados.

O mercado de móveis fabricados com a seringueira está estabelecido há mais de 20 anos em países asiáticos, como a Tailândia, Malásia, Indonésia e o Vietnã, tradicionais produtores de borracha natural, com imensas áreas dedicadas ao cultivo de seringueira. A cultura perdeu espaço no Brasil no final do século 19, quando empresários ingleses levaram as nossas sementes e entraram no mercado competitivo nacional. Atualmente, o País importa a borracha natural devido à baixa produção, que é muito menor do que a consumida — o que parece uma ironia, já que o Brasil foi detentor mundial na produção do látex.

Banco de Fernando Jaeger.

Banco de Fernando Jaeger.

Bancos de André Cruz.

Bancos de André Cruz.

Banqueta de Zanini de Zanine.

Banqueta de Zanini de Zanine.

Cadeira Charles Miller de Sérgio e Jack Fahrer.

Cadeira Charles Miller de Sérgio e Jack Fahrer.

Banco de Fernando Jaeger.

Banco de Fernando Jaeger.

 

 

 

 

Clique aqui para comentar ( )