Tudo_de_cor_para_voce_Mario_Bands_03
Artes

PROJETO “TUDO DE COR PARA VOCÊ” LEVA COR E ARTE PARA FAVELA SANTA MARTA, NO RIO DE JANEIRO

1

Rio de Janeiro, outubro de 2014 – Há dois anos, o visual da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, vem se transformando diariamente. Liderados pela Tintas Coral – marca de tintas do grupo holandês AkzoNobel –, moradores, voluntários e artistas renovam fachadas de casas, muros e escadarias da comunidade por meio de pinceladas de cores. Desde o fim de 2012, mais de 270 imóveis foram pintados pelo projeto “Tudo de cor para você”, da Tintas Coral, e diversos espaços, como a quadra de samba, local onde o cantor Michael Jackson gravou o videoclipe “They don’t care about us”, e a escada principal da favela, passaram por revitalização. Além de aumentar a autoestima dos moradores e estimular o turismo, esse movimento de cores ajuda a colocar o Santa Marta na rota de arte urbana do Rio de Janeiro.

A mais recente inciativa do projeto “Tudo de cor para você” envolve a pintura do muro de entrada da favela, de 30 metros de extensão por 3 metros de altura. Para isso, foram convidados os artistas de rua Mario Bands, nascido na Zona Norte do Rio, e Swell, que vive no próprio morro Santa Marta. Nessa ação, os dois artistas desenvolveram desenhos originais que se complementam e dialogam com os traços artísticos que os definem e as características da comunidade: o emaranhado de casas coloridas e a vegetação viva e exuberante que circunda a região.

 

2

Croqui da arte de Mario Bands feito para o “Tudo de cor para você” contempla a pintura do muro e também do meio fio da entrada da comunidade

 

A convite do “Tudo de cor para você”, o artista Mario Bands pinta o muro de entrada da comunidade

3

Croqui do artista Swell para colorir o muro de entrada da favela

O artista Swell, que vive na favela Santa Marta, envolve-se com o “Tudo de cor para você”, e pinta o muro de entrada da comunidade

Pinturas em diferentes cantos

Essa não é primeira intervenção artística de rua realizada na comunidade pelo “Tudo de cor para você”. Com a aprovação dos moradores e das lideranças da favela Santa Marta, que integram o comitê “Tudo de cor para você” – grupo criado em 2012 para tornar mais democrático o processo de revitalização da comunidade –, as pinturas artísticas começaram a sair do papel no começo de 2013. Esse processo complementa um projeto maior encabeçado pela Tintas Coral, que prevê a pintura do maior número possível de casas da comunidade.

“Nossa relação estreita e de diálogo com a comunidade Santa Marta, onde atuamos com a missão de trazer cor e autoestima para a vida das pessoas, nos permitiu ampliar as ações positivas no local. Em janeiro do ano passado, convidamos o artista Swell, morador do Santa Marta, para pintar um grande muro no pico do morro representando as manifestações culturais da comunidade. Esse local é apreciado pelos moradores e pelos turistas que tiram dezenas de fotos”, afirma Marcelo Abreu, gerente de Marketing Institucional da Coral e líder do projeto “Tudo de cor para você”.

O primeiro painel feito por Swell no início de 2013 tem 12 metros de extensão por 3,5 metros de altura, e retrata os principais atrativos da comunidade, como a estátua do Michael Jackson, a vista privilegiada do Cristo Redentor, as típicas brincadeiras das crianças locais e outros ícones culturais. A convite da Tintas Coral, o artista Swell criou a arte final do painel com a colaboração dos guias de turismo locais, que foram ouvidos para opinar sobre o que não poderia faltar na representação artística do morro.

4

Pintura do artista Swell feita no topo do morro a convite do “Tudo de cor para você”

Outra intervenção feita por Swell retrata o pop star Michael Jackson no local onde foi gravado, em 1996, o videoclipe “They don’t care about us”. A área, com vista panorâmica para a Zona Sul do Rio, foi totalmente reformada pelo projeto “Tudo de cor para você” no início deste ano. O espaço é um dos mais visitados do morro, já que, além da paisagem deslumbrante, possui uma estátua de bronze de Michael Jackson, além de estrutura para receber os turistas.

 

Estátua do pop star Michael Jackson, e arte de Swell na laje da comunidade

No mês passado, foi a vez de a escadaria da entrada da comunidade ser transformada. Os coletivos NAVIU (Núcleo de Artes Visuais e Intervenções Urbanas) e SerHurbano foram convidados pela Tintas Coral e fizeram do local mais um espaço de arte para contemplação de moradores e visitantes do morro. Inspirados na vocação musical da favela Santa Marta, os artistas pintaram um desenho que valoriza a alegria e a relação dos moradores com a música, representadas no sorriso de um jovem que toca um tambor. As tonalidades escolhidas para a pintura foram baseadas nas cores das escolas de samba e do bloco da comunidade: Spanta Neném (azul e amarelo), Mocidade Unida (azul e branco) e São Clemente (amarelo e preto).

9

Pintura da escadaria de entrada da favela Santa Marta

A quadra da escola de samba, aliás, também foi pintada pelo “Tudo de cor para você” em 2010, no projeto piloto da Tintas Coral na comunidade. Na ocasião, a marca também transformou a Praça do Cantão por meio das cores.

Outra iniciativa artística do “Tudo de cor para você” ocorreu em outubro de 2013, quando o artista alemão Mike Mathes pintou dois grandes olhos coloridos na comunidade carioca. Com as tintas da Coral e a ajuda de voluntários, o artista colocou em prática seu projeto autoral, intitulado “A thousand eyes”.

10

Mathes e os voluntários que ajudaram na pintura da arte

O projeto “Tudo de cor para você” no Santa Marta

O “Tudo de cor para você” na comunidade Santa Marta atua com a participação ativa de moradores, voluntários e colaboradores da Tintas Coral. Atualmente, 276 edificações já foram pintadas pelo projeto, que, em parceria com o governo do estado do Rio de Janeiro, pretende renovar a fachada do máximo de casas possível contando com o engajamento dos moradores locais.

Para acelerar as pinturas, o projeto organiza, mensalmente, mutirões com voluntários de fora da comunidade para eles pintarem juntamente aos moradores locais. Em um ano e meio de projeto, o “Tudo de cor para você” promoveu 33 mutirões na favela, com a participação de 907 voluntários, entre brasileiros e estrangeiros.

A comunidade Santa Marta, que existe há mais de 80 anos, é uma área emblemática para a capital fluminense. Foi a primeira a receber o projeto de Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), em dezembro de 2008.

“A comunidade foi escolhida pela Tintas Coral por ser fortemente reconhecida pela organização social e por seu pioneirismo em diversos projetos desenvolvidos no Rio de Janeiro”, afirma Marcelo Abreu. Segundo o executivo, é fundamental o engajamento dos moradores do Santa Marta para a revitalização das casas. “A intenção é de que o projeto seja uma realização coletiva. Por meio das cores, queremos cumprir nossa missão de contribuir para o aumento da autoestima das pessoas que ali vivem. Buscamos plantar a semente da preservação em cada lugar por que passamos e, assim, mostrar o poder que as cores possuem”, diz.

A estimativa do projeto é de que sejam utilizados 300 mil litros de tintas em 24 diferentes tonalidades. Os moradores escolhem a cor preferida dentre as opções oferecidas, e contam com a consultoria do arquiteto carioca Jorge Abrantes, parceiro da iniciativa e criador do projeto arquitetônico adotado para as casas. Abrantes está envolvido em ações para melhoria visual da comunidade desde 2005, e possui forte engajamento com a população local.

 

Antes de começar o trabalho de revitalização, a situação das fachadas de todas as moradias foi avaliada pela Coral a partir de um levantamento técnico inédito realizado na comunidade. Durante dois meses e meio, nove agentes de um escritório especializado em projetos de edificações e urbanismo contratado pela Coral percorreram o Santa Marta e detalharam informações sobre os imóveis, como acabamento das fachadas, esquadrias, número de pavimentos e cobertura.

Além da revitalização do ambiente, os moradores também têm a oportunidade de fazer cursos de capacitação na área de pintura, em conjunto com o Senai. “Estimulamos os próprios moradores a pintar suas casas e, para isso, fornecemos todo o suporte necessário – como tintas, equipamentos, ferramentas, cursos e orientação de profissionais especializados. Com isso, buscamos gerar oportunidades de trabalho para os moradores”, finaliza Abreu.

Informações sobre a Coral:

www.coral.com.br

@TintasCoral

 

 

Clique aqui para comentar ( )