Artes

Proporção Áurea – Parte 1 – Introdução

Quem de nós, na época da escola ao ver uma ou outra lição aplicada pensou: “onde, um dia na vida, eu vou usar isso?” Eu lembro de ter feito pra mim mesmo essa pergunta quando vi na lousa uma tal de Proporção Áurea! Até mesmo quando cursei Ciências Econômicas me fiz a mesma pergunta quando vi a Série de Fibonacci. E aí em um belo dia eu resolvo me envolver com Design, criação, etc… E não é que chegou o dia em que eu viria usar tudo isso? É, eu deveria ter prestado mais atenção…

Mas afinal, do que estamos mesmo falando? Vamos falar sobre a Proporção Áurea! Se você nunca ouviu  falar improvável ou ouviu pouco, recomendo que leia esse post com muita atenção. E caso você se sinta tentado a achar o assunto meio chato, insisto que não deixe de ir até o fim. Penso que isso pode contribuir e muito para o seu senso criativo.

Pra começar, assista esse desenho (desenho??? sim, desenho…) Vamos direto ao trecho relacionado ao assunto:

Donald no País da Matemágica

E o por quê desse desenho?

Como podemos ver, essa regra existe desde que o mundo é mundo. Existe ainda alguma dúvida de onde e quando exatamente surgiu. Mas está presente na natureza, aplicada na arquitetura, nas belas artes, etc…
Coisas de extrema importância para a humanidade, que vez ou outra vemos ou ouvimos falar, estão diretamente relacionadas a Proporção Áurea:

O Homem Vitruviano

Leonardo (26) Homem Vitruviano 

A Bíblia de Gutenberg

Gutenberg_bible_Old_Testament_Epistle_of_St_Jerome 

E que relação isso tem com o Design?

Desde sempre o ser humano tem uma tendência natural a aceitar com mais facilidade esse formato. Afinal de contas, ele está inserido na natureza.
A proporção áurea é de aplicação universal e utilizada para regular de forma envolvente os elementos de seu conteúdo.
O retângulo áureo, como também é conhecido, nos dá um figura onde a criatividade da composição artística alcança seu rendimento máximo.

Infelizmente, hoje em nossa área muitas pessoas criam e talvez nem imaginam como podem fazer algo mais harmonioso. O design vai além de combinar cores, tipos, etc. Experimente desenvolver suas peças a partir da Proporção Áurea e veja a aceitação de seus projetos de forma muito mais natural!

Quer se aprofundar no assunto? Leia Planejamento Visual Gráfico do Milton Ribeiro – LGE Editora.

Se quiser, pode ver na íntegra o Donald no País da Matemágica.

Colabora para essa série o Professor Jorge Godoy. Conheça um pouco do seu trabalho: http://www.eagoradesign.com.br/blog/

Clique aqui para comentar ( )