Design

Provérbios tipográficos

Soweto não é apenas a maior comunidade de negros da África do Sul, mas também é um lugar de grandes acontecimentos e moradores famosos. É na rua Vilakasi que o bispo anglicano Desmond Tutu e Nelson Mandela, ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, faziam suas reuniões durante o período de luta contra o apartheid. A geração que nasceu livre, graças à eles, pode hoje desfrutar do melhor que esse lugar tem a oferecer: sua diversidade cultural e a liberdade, um valor enraizado dentro de cada um dos seus moradores.

É no meio desse cenário que o designer sul africano Michael Masinga cresceu e desenvolve um dos projetos tipográficos que tive a oportunidade de conhecer: The Proverbs Project. Michael concedeu uma entrevista para o Design Culture falando um pouco mais da sua vida e seu trabalho:

Masinga tira inspiração não apenas do lugar onde nasceu, mas também de seus valores familiares aprendidos desde muito pequeno:

“Sou um espírito indomável e cheio de entusiasmo pela vida. Eu me inspiro nas experiências e situações que as pessoas vivem. Soweto é uma inspiração, porque sempre há algo acontecendo, boas ou ruins, não é um lugar onde acontecem sempre as mesmas coisas. A diversidade de pessoas e suas crenças e, sobretudo, a liberdade de nos expressar é a força motriz que cria sempre um povo de paz. Pessoas que lutam pela paz. 

Fui levado por meus avós à igreja. Eles creem muito em Deus.  Fui criado em um ambiente sólido, que enfatizava a preocupação com os outros, a autodisciplina, vivendo uma vida de princípios e aquisição de conhecimento. Tenho a intenção de criar projetos significativos que se comuniquem nos níveis visual, intelectual e emocional com as pessoas. Isso é porque eu também quero que meus projetos impactem outros, fazê-los pensar e o mais importante, mostrar a beleza, que vejo acontecer, pois estou sempre cheio de alegria por causa do amor que tenho pelo design.”

Michael além de trabalhar como designer em uma empresa, também possui seu próprio estúdio, onde desenvolve projetos para diversos clientes, mas também aproveita o tempo para se dedicar a alguns projetos pessoais:

“Eu tenho um estúdio de design, o Estúdio Thinkers, onde eu faço meus trabalhos corporativos e onde sou desafiado a melhorar e fornecer soluções de design para atender meus clientes.  Também crio meus próprios projetos onde mostro minha capacidade, educo e motivo potenciais clientes. Também trabalho para uma empresa corporativa como designer gráfico, onde eu passo a maior parte dos meus dias.”

Entre os projetos pessoais desenvolvidos por ele, está o The Proverbs Project, que usa versículos retirados do livro de Provérbios da Bíblia, para inspirar o mundo. Entre todos os livros que ele poderia escolher como sua fonte de inspiração, Masinga explica o motivo que o levou a escolher esse em particular:

“O livro de Provérbios me veio em um momento muito confuso da minha vida e quando eu comecei a lê-lo, abri a minha mente para uma nova maneira de pensar e viver a vida. O livro me ensinou sobre a sabedoria que eu nunca tive, conhecimento e os princípios que eu precisava aplicar à minha vida para torná-la uma vida digna de ser vivida. Eu comecei a abraçá-lo e ele começou a se tornar mais claro para mim quando passou a refletir sua luz sobre o meu trabalho, então eu decidi transformá-lo em alguma forma de arte. Eu sabia, então, que através da minha criatividade eu poderia tornar a sabedoria e o conhecimento mais acessíveis para aqueles que amam a arte.” 

Seus cartazes tipográficos conseguem além de impressionar pelas técnicas tipográficas usadas, também impactar de forma positiva a vida das pessoas, dando conselhos valiosos como ‘Não responda ao insensato com igual insensatez, do contrário você se igualará a ele’.

Seu projeto vem chamando a atenção mundo afora, tanto que recentemente o designer consolidou uma parceria com a empresa brasileira Reino Store para vender seus produtos.

“The Proverbs Project abriu muitas oportunidades e eu acredito que mais está por vir, eu consegui fazer parceria com um grande número de empresas e fiz amigos de todo o mundo. Eu estava unindo pessoas que amam esta sabedoria, que vivem ela e o mais importante, pessoas que amam as pessoas e a Deus.

Reino Store é a minha mais recente parceria, onde a loja vai distribuir o The Proverbs Project em produtos e vestuário.  Trabalhar com uma empresa com valores comuns como a Reino Store irá ajudar o projeto no aperfeiçoamento, na busca por sabedoria e justiça e a ouvir conselhos consistentes sobre a melhor forma de fazer as coisas.”

Clique aqui para comentar ( )