Inspirações

Quando a comida e o design se encontram

Design e comida? Sim eles são totalmente compatíveis e andam cada vez mais de mãos dadas.

A arte da composição dos pratos envolve um profundo pensamento estético pautado nas cores, texturas e aromas que enchem não só a boca como os olhos de quem aprecia estas composições pensadas ao mínimo detalhe.

Os elementos visuais básicos na composição imagética dos pratos estão estruturados através de conceitos fundamentais do design. As linhas, formas, espaços, cores e texturas aplicadas criam o ambiente estético gourmet. Afinal, o estímulo aprazível que o prato representa é tão importante quando o sabor da comida.

 

food design 2

food design 3fundo cover

 

O campo de estudo do Food Design, no entanto, vai muito além da questão estética. De acordo com o designer catalão Marti Guixé, é necessário pensar mais na usabilidade, ergonomia e funcionalidade dos alimentos. Neste sentido, deve-se  analisar os lugares onde eles são processados, a engenharia envolvida no processo, a comunicação do alimento seja enquanto produto, seja enquanto experiência, e principalmente a forma como as pessoas interagem com a comida.

 

marti guixé

 

O conceito é desenhar produtos alimentares tendo em mente o contexto e o ambiente em que a comida será consumida; além da criação de ferramentas e serviços relacionados a alimentação, e por fim, do design da apresentação atendendo às regras de constituintes cromáticas e formais.

Paolo Barichella, é um dos mais prestigiados food designers do setor e em seu “manifesto” diz que apesar de todo o respeito que tem ao design de outros produtos, a comida tem características variáveis adicionais: ela precisa ser saudável, esteticamente agradável, saborosa e culturalmente relevante e, por isso, o design de alimentos requer uma panóplia de competências. Afinal, campos de estudo como a sociologia, psicologia, engenharia alimentar, nutrição e gastronomia são relacionados ao design para a criação da experiência final de consumo do alimento.

Com o rápido desenvolvimento da tecnologia, os padrões e interações com a comida mudam drasticamente. É necessário uma análise sociológica para poder entender a direção que a sociedade está seguindo, e com isso, o seu modelo de consumo. Se pensarmos nas máquinas de venda de comida, podemos associar a relação delas com a tecnologia e o espaço em que estão inseridas. Ou ainda na forma glamourizada que as pessoas partilham suas experiências gastronômicas nas redes sociais.

De acordo com Barichella, o ato de comer é um desejo humano de partilha; tem um valor social, nutricional e de prazer que não mudará. Suas maneiras de o fazer é que poderão ser diferentes.

paolo barichellaBarichella vive de buscar formas que deixem o paladar ainda melhor e facilitem a “convivência” das pessoas com a comida, criando diversas idéias para fazer o dia a dia mais simples. Em parceria com o estúdio Mina Design, criou produtos curiosos, como o My Personal Party Kit, que foi feito para ser distribuído em coquetéis e que consiste num conjunto de instrumentos para se aproveitar melhor a festa. Criou também uma bandeja prática para harmonização de queijos e geleias, além de suportes para taças de espumantes não caírem, tudo isso pensando na experiência do utilizador com o produto.

O tema é mais complexo do que parece e apesar de pouco falado, já tem grandes estudos e diversas formas de desenvolvimento e observação. A eating designer Marije Vogelzang diz que os alimentos já tem por si só tem um design perfeito e que seu foco de trabalho está somente na forma em que as pessoas experienciam a comida, como a partilham, seus aspectos culturais e o ato de comer em si. Sua vertente de pesquisa é também voltada para a questão das mudanças futuras que a cadeia alimentar precisará sofrer para que os impactos sejam minimizados.food design 6Você pode assistir alguns vídeos sobre o processo de pensamento e trabalho de Marije Vogelzang abaixo:

Se quiser saber mais sobre o assunto, pode consultar os seguintes sites:

– http://thinkingfooddesign.com/

http://www.food-designing.com/

– http://www.foodam.com/

http://www.marijevogelzang.nl/

http://www.barichella.it/

– http://theartofplating.com/

– http://francesca-zampollo.com/

http://www.tedxamsterdam.com/2013/06/what-design-can-do-the-food-system-hungry-for-design-event-report-2/

Clique aqui para comentar ( )