Design

Quando o design é feito de pessoas para pessoas.

Olá, leitores.

Hoje trago um projeto simples, mas encantador. Há tempos se discute os rumos do transporte público em todos os lugares do planeta. Carros, ônibus, táxis, bicicleta, etc.

E quase sempre esses projetos envolvem pessoas de diversas competências, e não lembro de conhecer ou saber de designers envolvidos neles.

Tenho pra mim que, assim como qualquer profissão, o design de um produto (que pode ser gráfico, visual, impresso, etc) deve ser feito primeiramente para o usuário. Que as discussões de vendas, marketing, publicidade e outras formas de divulgação desse produto sejam feitas depois. Antes, o principal: projetar para o usuário.

Ainda bem que existem prefeituras (formadas por pessoas) que pensam na população, que pensam da mesma forma que eu. Se querem que a população passe a utilizar o transporte coletivo, que criem atrativos básicos para que ela se encoraje a utilizá-lo, entre outras coisas como o aumento e melhora das frotas, mais segurança e principalmente conscientizar as pessoas a deixarem um pouco os carros em casa.

Desde que, na minha graduação propus uma nova comunicação visual para os ônibus de Porto Alegre (cidade onde moro), passei a me envolver e me dedicar a observar e estudar um pouco mais sobre como as cidades tratam o assunto mobilidade. Se alguém tiver curiosidade sobre o projeto, ele pode ser melhor visto neste post no blog Sinalizar.

E hoje, o que trago é uma forma sensacional de convidar as pessoas a andarem de ônibus. Os moradores de um bairro de Baltimore agora esperam seu ônibus em um lugar um tanto óbvio, mas muito criativo e persuasivo. Três “esculturas tipográficas” formam palavra “BUS”, enquanto funcionando como bancos e espaço de lazer ao mesmo tempo. O ponto de ônibus é uma colaboração criativa entre Emilio Alarcón, Alberto Alarcón, Ciro Márquez e Eva Salmerón, que projetam espaços em Madrid desde 1998 e que, nos EUA, fizeram este que é seu segundo projeto.

BUS é um lugar para desfrutar, interagir e conhecer enquanto espera o ônibus. É um espaço de lazer no meio do ritmo da cidade, um lugar divertido para a espera inevitável em uma parada de ônibus. É feita com madeira e aço, materiais normalmente utilizados para construir qualquer peça de mobiliário urbano. Cada letra de “BUS” é grande o suficiente para acomodar até 4 pessoas e protegê-las de quaisquer interpéries.

principal cópia bus-1bus-2

bus-3

bus-4

bus-5

bus-6

DSC_0001 DSC_0014 DSC_0027 DSC_0045 DSC_0098 DSC_0111

E vocês, queridos leitores? Conhecem algum projeto interessante que tenha sido feito pensando nas pessoas em primeiro lugar?

Um abraço e até a próxima.

 

Referências:

http://www.mmmm.tv/enindex.html

http://www.thisiscolossal.com/2014/08/wait-for-the-bus-inside-a-giant-typographic-sculpture-in-baltimore/

http://sinalizarblog.com/2012/12/19/comunicacao-visual-onibus-poa/

Clique aqui para comentar ( )