Inspirações

Quer se tornar um programador?

A tecnologia continua sendo uma das áreas que mais inovam e crescem a cada ano. A demanda por novos programas que solucionem problemas e atendam às necessidade de pessoas e empresas vem aumentando cada vez mais. Junto a isso, cresce o número de interessados em programação. Veja agora algumas maneiras de iniciar uma carreira como programador e atingir o sucesso nesse campo tão vasto.

À procura de aulas de matemática online? A Preply traz professores do mundo inteiro para mais perto de você através da internet, oferecendo aulas de matemática tanto presenciais quanto 100% à distância.

programmer from behind and programming code on computer monitor. focus on monitor

O primeiro passo: Interesse pela programação

O mais importante para começar sua carreira de programador é ter interesse por programação e muita vontade de aprender. Em outras palavras, uma formação acadêmica pode ser um fator dispensável, se o aluno tiver uma capacidade de organização e retenção de informação acima da média, e for autodidata. Muitos dos melhores programadores que existem não fizeram faculdade. Eles iniciaram sua vida profissional com um computador, internet e uma enorme quantidade de livros sobre o assunto.  Isso não significa que fazer uma faculdade é inválido, pois muitas empresas ainda dão preferência a profissionais graduados em cursos profissionalizantes, técnicos ou superior.

A formação tradicional costuma dar ao aluno mais suporte no planejamento de sua carreira, mais rapidez na resolução de problemas intrínsecos ao exercício das diferentes funções que um programador assume, além de contatos valiosos ao longo da vida do profissional. Paralelamente, dependendo do tipo de programação que você pretenda fazer, é também de grande utilidade não só ter uma base mais sólida de matemática, como também do inglês, por exemplo. Assim, o profissional conseguirá se destacar em mundo cada vez mais globalizado.

Do You Speak English?

Foco no inglês

Como já foi dito anteriormente, para ser um programador, você precisará se dedicar à leitura de diferentes fontes de informação, desde livros até manuais mais técnicos. No entanto, logo nos primeiros dias, o aprendiz irá se dar conta de que muitos dos materiais disponíveis na rede ou impressos ainda não foram traduzidos, estando disponíveis apenas em inglês. Sendo assim, juntar esforços e alcançar um domínio dessa língua mais do que globalizada é essencial para o desenvolvimento de sua carreira.

programmer working on laptop at office. focus on programming code

 

A prática leva à perfeição

Durante e depois de seu aprendizado, a prática será determinante para você obter sucesso em sua carreira como programador. Isso significa dizer que você precisa ser quase um especialista do sistema operacional utilizado em seu computador. Conheça e descubra tudo sobre seu funcionamento, tire suas dúvidas nos fóruns com outros programadores on-line, leia manuais e amplie o seu conhecimento na prática. Considere também o “Painel de Controle” e as suas funcionalidades como ponto de partida.

Para finalizar, mais uma dica: assim que você perceber que já possui um domínio básico de programação, procure um emprego na área, como em empresas de softwares e T.I. A rotina de trabalho dará a você a oportunidade de lidar com diversas situações inesperadas e desafiadoras. À medida que você for capaz de encontrar soluções para problemas mais complexos, poderá ser convidado a programar de forma remunerada, dando início a uma carreira próspera como programador profissional.

Clique aqui para comentar ( )