Artes

Raras ilustrações de Salvador Dalí do clássico Romeu e Julieta

A literatura muitas vezes recebe importantes contribuições de ilustradores e pintores. Entre os artistas que emprestaram seus talentos para clássicos literários foi Salvador Dalí, que ilustrou Don Quixote, em 1946,  Os Ensaios de Michel Montaigne, em 1947 e  Alice no País das Maravilhas em 1969.

Nem William Shakespeare conseguiu escapar dos pincéis do pintor. Em 1975, o maior nome do surrealismo criou um raro conjunto de ilustrações para a peça Romeu e Julieta . A edição possui 10 litografias pintadas por Dalí, com sua assinatura na capa e é fechada com uma fita de seda vermelha. Também foi incluído um conjunto adicional de 10 litografias em um estojo separado assinadas por Salvador Dalí.

Um total de 999 livros foram impressos e publicados em 1975 por Rizzoli e Rizzoli. Apesar de ser uma edição extremamente rara de se encontrar, o número 819 dos 999 exemplares está disponível para venda pela Lockport Street Gallery em Plainfield, Illinois. Existem apenas 35 versões do livro que contém o conjunto extra de 10 fotolitos assinados. Um deles é este:

Fonte: Brain Pickings

Clique aqui para comentar ( )