Artes

Referência básica: Alexander Rodchenko

Alexander Rodchenko é referência básica porque suas obras marcam com força o Construtivismo Russo, do qual foi um dos fundadores. Até hoje elas influenciam novas gerações de designers gráficos, principalmente no que diz respeito ao projeto de pôsteres e cartazes.

Num segundo momento de sua carreira, como fotógrafo, também deixou belíssimos trabalhos. Poderíamos resumir e dizer que Rodchenko é simplesmente um bom artista mas, para caracterizar melhor, ele geralmente é identificado como fotógrafo, escultor, artista plástico e designer.

Um de seus mais reconhecidos trabalhos, o cartaz para o departamento estatal da imprensa de Leningrado (utilizando uma foto de Lilya Brik, de 1924), inspirou, dentre muitas coisas, a arte da capa de “You Could Have It So Much Better”, da banda escocesa Franz Ferdinand.

Na capa do single “Take Me Out”, da mesma banda, outra referência. O pôster do filme “A sexta parte do mundo”, de Dziga Vertov, feito por Rodchenko, é visivelmente a influência maior da composição, repare:

Além de um belo “conjunto da obra”, Rodchenko foi um artista socialmente engajado e muito influenciado pelo período histórico em que viveu. Na sequência mais trabalhos incríveis deste mestre soviético a quem devemos muitas honras.

 

 

 

Clique aqui para comentar ( )