Design

Review Livro Gramática Visual

No Blog Design Culture adoramos sugerir livros, sendo assim iremos fazer reviews de alguns que encontram-se à sua disposição no mercado. Para começar, o livro: “Gramática Visual” de Christian Leborg da Editora GG Brasil.

A comunicação – mensagem- visual está ao nosso redor, faz parte do nosso dia a dia e aos profissionais de criação cabem identificar esses códigos e aplicá-los de modo correto ao projeto. Entender a chamada “gramática” visual é ter a possibilidade de usar com consciência cada elemento tais como textura, neutralidade, forma… Sou professor e em minhas aulas apresento elementos da gramática visual em minhas primeiras aulas com a turma, desta forma eles começam a entender o processo criativo.

O livro é dividido em quatro partes: objetos e estruturas abstratos, objetos e estruturas concretos, atividades e relações. Desde o primeiro capítulo percebemos assuntos comuns d estudo tais como dimensão, formato, e volume; o segundo capítulo trata de objetos e estruturas concretos, tais como forma, tamanho, cor e textura; a terceira parte descreve as atividades que podem ocorrer em uma composição, tais como repetição, espelhamento, e movimento; e o quarto capítulo lida com as relações entre diversos objetos em uma composição.

O livro começa abordando um assunto que me deixou intrigado: O ponto existe ou não? Segundo o autor e suas bibliografias (excelentes por sinal) o ponto de fato não existe “trata-se de uma posição sem área. O ponto geométrico é algo invisível”. Deixo estas citações para aguçar sua curiosidade e descobrir a explicação do autor.

Apesar de conter explicações simplificadas, é possível um aprofundamento em assuntos que causam muitas dúvidas, além de percebermos com a leitura que de fato estamos inseridos a todo tempo em conceitos de comunicação visual.

livri

NOSSA ANÁLISE – GERAL-

Por fim, o livro é simples com uma linguagem de fácil compreensão, a leitura não é linear ou cansativa. Estudantes de Design e áreas correlacionadas podem utilizar como base teórica assim como professores em bibliografias. O assunto por mais que seja complexo é abordado pelo autor de modo objetivo. As letras são grandes, para uma fácil leitura regada com muitos exemplos e atividades direcionadas ao assunto.

Recomendamos o livro como fonte de estudo. Para adquirir basta clicar aqui.

Clique aqui para comentar ( )