Publi e MKT

Rolê Propagandas Pelo Mundo – Post 1

Hoje, dia em que o blog Design Culture completa seu primeiro ano de existência, a publicidade vai deixar de ser apenas mais um tab. Sejam muito bem vindos ao Rolê Propagandas pelo Mundo, uma parceria minha com o colunista Jefter Dornelas que passa a ir ao ar duas vezes ao mês, uma no meio e outra no fim, todas publicadas por mim e por ele em alternância. Nossa proposta consiste em trazer ao leitores deste blog uma visão geral comentada das propagandas que fizeram sucesso ao redor do mundo, sendo elas novas ou mais antigas, o que importa será o impacto delas na propaganda mundial. Os demais detalhes do projeto vocês irão descobrir aos poucos, mas desde já garantimos boas doses de diversão. Além destas postagens exclusivas, vocês vão poder continuar acompanhando nossas postagens semanais.

Sentem-se confortavelmente em suas cadeiras, sofás, camas, etc., pois vai começar a viagem. Para quebrar logo esse gelo, vamos iniciar com o continente Europeu, que vem trazendo as propagandas mais surpreendentes do mundo.

Rússia

Campanha do jornal Znak: The Truth is Dangerous

Agência responsável: Voskhod

Preocupada com a liberdade de expressão, o jornal online russo znak.com lançou a campanha The Truth is Dangerous (A verdade e perigosa, em inglês) para “brincar” com a idéia da violação a liberdade de expressão da verdade, pois a própria jornalista Aksana Panova do znak.com foi presa por “dizer a verdade”.

A idéia polêmica da “pegadinha” consistiu em um ator fazendo uma pergunta qualquer a transeuntes que ao responderem a verdade eram surpreendidos por supostos policiais que o prendiam e um julgamento iniciava-se ali mesmo, na rua, em frente aos populares, causando reações desesperadas.

A campanha aumentou o numero de visualizações ao site em 16%, o que gerou repúdio mas aceitação ao mesmo tempo por parte da mídia e da população em geral. Provou-se realmente uma sacada genial, a famosa propaganda oportunista, que se aproveitou de um momento vivido pela população para gerar buzz e provocar a todos para acessar o site de notícias online. Meus parabéns aos envolvidos na criação, direção de arte e produção de todo o vídeo.


Portugal

Campanha da Ford: “A procura de campeões”

Agência responsável: Wunderman

Numa parceria com a escolinha de futebol do figo, a Ford de Portugal lançou uma campanha que irá premiar o grande campeão com um estágio no Inter de Milão.

A montadora colocou uma grande taça no meio de uma rua movimentada de Lisboa, desafiando a pessoa que conseguiria levantá-la. A ação baseada no livro de TH White A Espada era a Lei, onde quem levantasse a espada presa a uma pedra seria o rei da Inglaterra, ainda contou com uma grande surpresa que você pode conferir no vídeo abaixo.

A propaganda provou como é possível reinventar uma antiga idéia já explorada por outros contos, livros, séries de TV, etc. Em uma coisa totalmente nova e original. Acredito que a premiação no final é uma grande sacada que da o tom certo ao filme.

Itália

Campanha da Jeep: Nothing Can Stop Us

Agência responsável: Independent Idea

Com uma campanha de conceito forte, mas mal explorado, lança a campanha “Nada pode nos parar” para ativação do patrocínio do time Juventus, de Turim. No filme, o carro percorre vários terrenos perigosos, onde os jogadores do time são os grandes protagonistas da história toda, como você pode conferir no vídeo abaixo.

Um dos princípios mais básicos e importantes da criação publicitária não foi considerado: quanto mais forte o conceito, maior a possibilidade de criação. Neste caso, como já falei, o conceito é fortíssimo, mas o que vemos em termos de propaganda não corresponde. Os terrenos apresentados não necessariamente correspondem a performance do carro em relação aos jogadores. O filme melhor explorado poderia abordar melhor essa questão do patrocínio do juventus, associando a ideias mais claras e objetivas. Mas no geral, acredito que o objetivo foi alcançado e o vídeo foi compartilhado por muitos.

Espero que tenham gostado e acompanhem no fim do mês a próxima postagem de Rolê Propagandas pelo Mundo com Jefter Dornelas.

Clique aqui para comentar ( )