como organizar um senhor portfolio participar de eventos inspirar-se colocar as peças corretamente na pasta
Design

Segredos para organizar um senhor portfolio

Essa é uma dúvida que sempre vejo rolar em eventos e em rodas de conversa. Para alguns existe fórmula, para outros é pura “cara de pau” e para alguns um sentimento eterno de ainda não está perfeito. Semana passada li a crônica O Paradoxo do Portfolio Perfeito, e percebi que é normal acreditarmos que nunca está bom, mas é necessário colocarmos nossa “cara à tapa” e receber críticas. Não blindarmos nosso trabalho garante crescimento constante na qualidade.

Pasta, portfolio ou como deseja chamar sua apresentação de trabalhos; pouco importa o nome o que importa é o conteúdo. Geralmente avaliadores gostam de ver uma linha de crescimento, evolução técnica e de vida, expressa nos trabalhos. Pense na sua pasta como um filme de bastante impacto. Você inicia dando aquela porrada, para cativar a audiência; após isso o ritmo fica cadenciado até o final, garantindo que você não levante para nada. E o ápice ocorre junto do final do filme. É isso, assim que eu pelo menos tento organizar minha pasta.

Qual a ordem devo usar?

Novamente, não existe regra, você organiza como quiser. Eu gosto de utilizar minha melhor peça para abrir a pasta.

Como assim melhor peça?

Separo entre 10 e 12 peças, diversas. Organizo num ranking de acordo com os feedbacks que recebo e também de acordo com minha ligação ao material. Então o início é assim:

 

como organizar um senhor portfolio ordem das peças na pasta

 

Pronto, agora posso organizar como desejo. Como estas peças foram organizadas em ordem crescente (tempo e qualidade) inverto a ordem. Começo com minha melhor peça e termino com minha segunda melhor. E fica assim:

como organizar um senhor portfolio mude a ordem das peças na sua pasta

 

Gosto de utilizar como exemplo a minha pasta pessoal. Organizei por ordem cronológica e de qualidade. Outra lógica importante é: organize sua pasta direcionada para o mercado que deseja entrar, não crie uma mega miscelânea, foque sua demanda.

Quer ser diretor de arte? Mostre sua habilidade e o que já desenvolveu através da sua pasta.

 

Quando realizei a o Behance Portfolio Reviews, quase todos os avaliadores tocaram no assunto de manter uma linha lógica em sua pasta.

Escolha uma boa plataforma e mantenha-se firme nela. Atualmente os profissionais de comunicação pelo mundo tem utilizado bastante o Cargo Collective, mas o Behance ainda tem muita força. Além dessas plataformas, ainda existem outras diversas, a plataforma pouco importa, o importante é a qualidade dos trabalhos. ;D

Como sei se está no caminho certo?

Eventos de avaliação de pasta são uma ótima forma de receber feedbacks gratuitos, além disso, participe ativamente de uma comunidade criativa e peça feedbacks. Inscreva-se em cursos de aperfeiçoamento, presenciais ou online.

Ah, não se importe com os haters, haverão em qualquer lugar. Fora isso, mantenha o foco e trabalhe duro. Inspire-se em quem já chegou lá, ser exigente com nosso trabalho é muito bom e pode ser super-produtivo para a qualidade do trabalho subir. Ser profissional de criação é isso.

É isso pessoal, nos vemos semana que vem. Enquanto isso, fiquem algumas pastas para se inspirarem:

longcopy santander will viscaino leo arcoverde publicidade anúncio miami ad school/espm

Will Viscaino – Redator da Sunset

 

leo arcoverde diretor de arte havas wolrdwide são paulo job mtv anúncio publicidade

Leo Arcoverde – Diretor de Arte da Havas

 

job rafael marting diretor de arte mimi ad school/espm new york ogilvy

Rafael Martins – Creative Intern na Ogilvy New York

 

Eduardo Lunardi – Diretor de Arte na Ogilvy New York

 

Clique aqui para comentar ( )