Publi e MKT

Seis dicas para futuros publicitários

Ser ou não ser um publicitário?

A dúvida é sempre um sentimento cruel. Eu nunca me imaginei tendo que escolher entre arquitetura, sistema de informação e a publicidade. Pois foi bem assim que aconteceu, e eu escolhi a melhor opção claro (rsrs), ser publicitário. Pronto, escolha feita. Agora é só estudar, formar e ser feliz pra sempre. Erradíssimo. Quem me dera ser assim. Para se chegar a algum lugar na vida é preciso de sacrifícios e escolhas. Eu decidi ir pelo caminho da criatividade, e quem escolhe esse caminho precisa saber de algumas coisinhas. Vamos lá então.

1

Especialistas em geral dizem que a criatividade vem do lado direito do cérebro. Explicações lógicas e científicas são dadas para tudo isso, mas eu vou esquecer essa parte, e resumir da seguinte maneira: Criatividade é conseguir soluções diferenciadas, inusitadas e geniais para uma gama enorme de problemas. Sim, a criatividade manda muito na hora de criar e resolver um problemão. Muita gente se diz pouco criativa, mas isso é apenas uma questão de exercício e prática, afinal, ninguém nasce criativo, aprendemos muitas vezes na marra. Uma boa solução é buscar exercícios de criatividade pelo google afora e refazer jobs sem parar. Você não vai acreditar, mas sair da frente do computador ajuda e muito, experimente as maravilhas do mundo offline. Anote e armazene ideias, ouça criticas e as transforme em futuros desafios. Evite dormir pouco, sim, parece quase impossível, mas eu garanto que trabalhar com sono ou com muito stress vai te prejudicar bastante dentro do processo criativo. Curiosidade é tudo, tenha um tempo para vasculhar. Viaje, curta seus amigos e namore bastante. Tenha controle do seu tempo e leia muito, muito mesmo. Lembre-se, criatividade não se ganha ou nasce com ela, apenas a desenvolvemos e aprimoramos.

2A

Para entrar no mundo da publicidade, um ponto muito importante a ser seguido é: tenha uma boa gramática. Não pense que ser bom em criar é o suficiente, afinal, você vai lidar com pessoas importantes e cultas muitas vezes. Imagine se todos falassem e escrevessem do jeito que quisessem? Seria uma tremenda baderna. Uma pontuação errada e pronto, destruiu todo layout. Eu ouvi o relato de um dos meus professores, sobre um atendimento no qual o publicitário em três linhas de um e-mail conseguiu cometer mais erros gramaticais do que alguém em uma prova do ENEM. Imagine o final do pobre ex-atendimento na agência. E por favor, nunca solte na reunião com o cliente pérolas como: “Se você gostar assim, nóis faz” ou “Vamos subir pra cima, na sala das reuniões”. Com toda certeza você vai queimar o seu filme com o chefe e com o cliente. Para uma boa escrita, o melhor a se fazer é ler diversos livros e estudar bastante. A dica é simples, mas pode te ajudar a não perder o emprego.

3A

Acordar e trabalhar são palavras que entram em conflito sempre. Mas se você quer entrar em uma agência, então se prepare. Disposição para uma jornada longa e cansativa é fundamental. Você vai ter muitos jobs para matar ao mesmo tempo, e por isso irá se desdobrar. Muitas vezes sua rotina será esta: chegar às nove da matina e sair às nove da noite (se sair rsrs). Por trás de grandes ideias, sempre existem grandes esforços. Em diversas ocasiões, um publicitário deixará de sair e de se divertir para finalizar a 29ª refação, principalmente no inicio da carreira. Quer ser um bom profissional? Mostre serviço.

4A

Hoje é um péssimo dia, não são nem oito da manhã e tudo já deu errado pra você, e entrar na agência nunca foi tão maçante. Uma dica que eu dou é: se socialize, mesmo que a vida esteja meio ruim. O local de trabalho de um publicitário é composto de muita gente, e na maioria dos locais o ambiente é aberto e cheio de pessoas andando de um lado para o outro. Tente deixar o desânimo de fora e focar no trabalho. Caso o dia esteja maravilhoso, trabalhe mais feliz ainda. Tenha em mente que você não é uma ilha, ideias surgem através de um bom bate papo, mas tenha cuidado, conversar demais atrapalha o rendimento. Troque informações, dê ideias, faça amigos. Ninguém precisa sorrir o tempo todo, mas educação é o mínimo que se espera de um profissional. Então lembre-se: não seja o bobo alegre e nem o chato carrancudo. Apenas ignore as piadinhas, não tente matar ninguém, simplesmente ame eles, você vai precisar de cada um posteriormente.

5A

Agora peguei pesado não é mesmo? Errado. Saber o que acontece no mundo e entender um pouquinho sobre política, esporte, curiosidades, moda, e muito mais, faz de você um publicitário melhor. Certo dia eu presenciei o dono de uma das maiores agências de BH dizendo que ele deixou de contratar um funcionário porque o indivíduo não soube responder uma simples pergunta sobre política. Eu posso afirmar que a resposta era muito simples, nada complexo ou impossível de ser respondido. Quando saímos do nosso mundinho de publicidade e incríveis propagandas, começamos a olhar de forma diferente para o que está ao nosso redor, depois de sair da zona de conforto, nossa mente se distanciará da mesmice. Seja curioso e pergunte sobre tudo, tem muita ideia boa escondida aí. Certo dia li a seguinte afirmação: “As ideias vêm do inconsciente. Por isso o inconsciente precisa estar sempre bem informado”, David Ogilvy. Nosso cérebro é uma máquina incrível, muitas vezes a grande ideia sempre esteve ali e você nunca imaginou essa possibilidade. Para exercitar a mente comece lendo bons livros de literatura, saia de casa e se divirta em um parque, faça coisas simples. Apenas não se limite.

Tarja

Sair de casa sabendo que alguém te espera ali ao final do dia é lindo. Mas e se mudássemos um pouco o contexto? Imagine que você saí de casa porque tem algo te esperando na agência? Infelizmente o mercado é cruel, e aqueles que desejam seguir carreira na área de comunicação social terão suas decepções. Mas para um relacionamento ser duradouro, é preciso ver algo além dos defeitos, eu falo de qualidades que sobreponham esses defeitos. Se um publicitário não se apaixona pelo que faz, ou se recusa a amar o produto que vende, então meu amigo, está na hora de pensar sobre fazer outro curso. Não é fácil ser um comunicador, mas tenha em mente o seguinte: você irá alterar seu status de “solteiro” para “em um relacionamento sério com a publicidade e propaganda”.

Esta matéria teve como base minhas experiências pessoais, e a leitura de um livro incrível. Leiam: Criação sem Pistolão, de Carlos Domingos, é muito bom.

Agora, a escolha sobre ser um comunicador é sua. Se este for o caminho escolhido, te desejo boa sorte, e claro, muito amor, senão…

Um grande abraço, e até a próxima.

Clique aqui para comentar ( )