CAPINHA
Inspirações

Semana Design Rio: a casa do NO.V.A e o poder do crowdsourcing

“O jornal O GLOBO, com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, realiza a terceira edição da Semana Design Rio. Entre os dias 4 e 8 de novembro, o Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, sediará a iniciativa que busca democratizar o acesso ao design e reforçar a cidade como pólo da Indústria Criativa. A entrada para o evento é gratuita.” Fonte.

O evento foi um verdadeiro paraíso para os amantes de design e profissionais da área. Toda a grade de programação pode ser vista no site oficial. Houve stands e food trucks espalhados pelo Jockey Club Brasileiro. Terminou neste domingo a programação no Jockey, mas nos distritos criativos está acontecendo palestras e exposições.

001Foto: Enel Brasil 

O movimento NO.V.A (Nós Vivemos O Amanhã), realizado pela Enel Brasil, esteve presente na Semana Design Rio. O stand do NO.V.A mostrou maiores detalhes de como uma plataforma de crowdsourcing dará vida a uma casa inovadora, que promete ser tecnológica e sustentável. Houve também uma palestra com Felipe Conti, Flavio Martins, Murilo Fahah, Beto Cabariti e Rodrigo Carvalho, eles deram aos espectadores uma visão aprofundada acerca do movimento.

Foram mais de 4 mil ideias, e no total de 16 mil comentários na plataforma. Milhares de pessoas puderam colaborar para a construção do futuro. E como resultado, o movimento irá construir a casa do NO.V.A, que está prevista para ser inaugurada em 2016, em Niterói – RJ. O projeto conta com a ajuda de Arthur Casas, FGV e a PUC-RJ.

“Com todas as ideias da população e pesquisas desenvolvidas por nossos colaboradores, iremos construir a primeira casa com tecnologias inovadoras que testará soluções para questões que enfrentamos nas moradias de hoje. Além disso, a casa do NO.V.A será habitada por moradores que terão a oportunidade de experimentar e compartilhar como é conviver diariamente com tecnologias que ainda não estão disponíveis no mercado.” Fonte.

004Foto: Enel Brasil

E para finalizar, o Designoteca trouxe para o stand uma impressora 3D, que imprimiu casas que seguiam temas e ideias propostas pelos participantes da plataforma NO.V.A. O Designoteca convida a todos os designers que se sentiram inspirados com este projeto para colaborarem e inserirem seus designs no site, usando a hashtag #nosvivemosoamanha.

003Foto: Enel Brasil

“Como seria sua casa no futuro?”, “O que você gostaria de ter em sua casa?”, tudo começou com perguntas simples em um site, onde os internautas puderam interagir, dando suas sugestões sobre o que precisa mudar para alcançar um futuro digno. A Casa do NO.V.A surgiu não apenas da ideia de uma única pessoa, mas sim, de milhares de pessoas. Isso é apenas o começo da cultura da participação colaborativa, que promete crescer ainda mais nos próximos anos.

Clique aqui para comentar ( )