Design

Seu layout é harmônico?

Entre todas as coisas que envolvem um bom Design, a composição é fundamental. De nada vale você escolher uma boa tipografia, uma boa imagem, se ao dispor os elementos no layout, você simplesmente o deixar sem equilíbrio e poluído.

Todo e qualquer bom layout exige que a distribuição entre os elementos, os pesos e as medidas esteja em harmonia. É por meio da composição que a relação das coisas é estabelecida. Distribuídos os elementos em planos, a composição determina o que deve estar em primeiro plano, em segundo, em terceiro, etc.

Existem Designer`s que trabalham muito intuitivamente, o que sinceramente, não é ruim. Mas, trabalhar assim em um layout não pode ser regra.

Uma vez ou outra, pelo costume, o Designer até parece que nem pensou sobre o que estava fazendo, por tanta prática que ele possui. Mas casos assim, se não policiados pelos mesmos, podem levá-lo à displicência e à preguiça, o que é muito ruim.

As vezes, o que realmente precisamos  para resolver problemas de distribuição de elementos de um layout é,  mover elementos para um lado, para o outro, aplicar, reduzir coisas. E, especialmente ao fazer isso, deve levar em consideração a importância que determinado elemento tem sobre o outro.

Mas lembre-se, ao criar um layout é manter o bom-senso e a inteligência.

Uma boa técnica para a construção de um layout é usar a Divisão Áurea.

A Divisão Áurea, como o próprio nome já diz, divide o espaço em partes iguais, tanto na vertical quanto na horizontal. Essa divisão (apenas imaginária, não é preciso demonstra-la na peça), colabora para você descobrir onde estão os principais pontos de atração.

Olhe as imagens abaixo, você vai descobrir que estes pontos de atração nunca estão exatamente no cento da imagem.

Lembre-se, menos é mais. Aposte na simplicidade de um layout.

Clique aqui para comentar ( )