Shabby Chic Bedroom 2

Shabby Chic: a beleza do desgaste

Ainda seguindo a linha dos estilos de decoração que mesclam peças luxuosas com outras mais baratas para compor uma ambientação despojada e contemporânea, o assunto de hoje é sobre Shabby Chic. Você pode não conhecer de nome, mas com certeza reconhecerá uma ambientação baseada nesse estilo assim que se deparar com uma.

A expressão Shabby Chic remete a um “chique gasto”, e propõe uma mistura que explora o uso de peças não somente baratas, mas praticamente deterioradas, deixando um indiscutível impacto estético nas ambientações, sem perder a harmonia visual. Para montar um ambiente seguindo os preceitos do Shabby Chic, é interessante lançar mão do uso de móveis, louças e metais antigos, e deixá-los sem restauração. Não há problemas em mostrar um criado-mudo descascando por causa do tempo, nem em apresentar um espelho de moldura enferrujada. A ordem principal é utilizar a estética desgastada dos móveis para criar uma nostalgia e trazer aconchego, apontando que o tempo também dá o seu toque de beleza em cada peça.

Para completar o conjunto, unem-se às peças mais gastas aquelas que são novas, não necessariamente luxuosas, mas que façam um contraponto às demais. Quando o assunto é cor, em geral, o Shabby Chic é reconhecido pelos ambientes bastantes claros e calmos, onde o branco e tons pastel imperam em paredes, móveis, objetos de decoração, tapetes, obras de arte, etc. Para quem gosta de estampas, aqui elas também tem vez: aposte nos florais e arabescos delicados. Para dar o toque final à sua decoração, não esqueça de escolher um belo arranjo de flores. Para se inspirar e ter ideias sobre o Shabby Chic, confira nossa galeria de fotos:

Escrito por Mariany Carvalho

Referências: http://pinterest.com/kellern/shabby-chic-ideas/ http://www.casadevalentina.com.br/blog/materia/decora-o-shabby-chic.html http://www.shabbychic.com/

Clique aqui para comentar ( )