Inspirações

Sugestão de livro: Isto é Design Thinking de Serviços – Fundamentos, Ferramentas, Casos

A fronteira entre produtos e serviços está cada vez mais difusa, e é hora de pensarmos de um jeito diferente: Isto é Design Thinking de Serviços. Escrito com as mesmas abordagens cocriativas que introduz, este livro apresenta uma perspectiva interdisciplinar ao design de serviços – tema que vem despertando interesse dos mais diversos campos.

O livro está estruturado em 3 seções:

– Fundamentos apresenta os conceitos do design thinking de serviços e traz uma seleção de perspectivas individuais, mostrando as semelhanças e diferenças entre as áreas envolvidas no processo.
– Ferramentas explica o processo interativo do design de serviços e apresenta 25 ferramentas de design adaptáveis.
– Casos mostra como fundamentos, processos e ferramentas funcionam na prática por meio de estudos de caso internacionais.

Ao final, artigos refletem sobre a situação atual da pesquisa na área e inserem o design thinking de serviços em um contexto filosófico.

Comentário do especialista: Por ser referência no tema e ainda um dos poucos que sobre ele discorrem, em nível mundial, este livro surge para fundamentar o crescimento e o conhecimento dessa disciplina que emerge com o nome de Design Thinking de Serviços.

Clarissa Biolchini. Professora do curso de Design da PUC-Rio e do MBA em Branding Innovation das Faculdades Integradas Rio Branco-SP.

Público-alvo: Estudantes de Design, Publicidade e Propaganda, Marketing e Administração. Profissionais dessas mesmas áreas.

Autores:
Marc Stickdorn: Formado em Gestão Estratégica e Marketing pela Universidade de Trier, Alemanha. Trabalhou em diversos projetos de turismo em toda a Europa. Desde 2008, trabalha no MCI, Centro de Gestão de Innsbruck, na Áustria, onde leciona design de serviços no programa de mestrado em Empreendedorismo e Turismo. É cofundador e consultor do estúdio de design de serviços para turismo Destinable e professor convidado em diversas universidades europeias e americanas.
Jakob Schneider: Formado em Design de Comunicação pela Universidade de Ciências Aplicadas de Münster, Alemanha. Consultor de design e designer gráfico, já trabalhou com os mais diversos clientes, desde instituições culturais de pequeno porte até grandes empresas de atuação nacional.

Revisão técnica

– Clarissa Biolchini: Consultora em branding e design e membro do conselho da Design & Emotion no Brasil. Professora do curso de Design da PUC-Rio e do MBA em Branding Innovation das Faculdades Integradas Rio Branco-SP. Coordenadora do curso de Inovação do Ibmec.

Isto é Design Thinking de Serviços

Clique aqui para comentar ( )