Inspirações

Super Bowl, o grande jogo publicitário

Incrível. Em 2013, algumas empresas chegaram a gastar aproximadamente 4 milhões de dólares por apenas 30 segundos de publicidade no Super Bowl. Grandes marcas acompanhadas de grandes ideias, anunciando seus produtos de forma inovadora e surpreendente. Não poderia dar outra, foi um show de publicidade.

Não está entendendo? Calma, vou explicar. Esse evento denominado Super Bowl, é de longe um dos maiores e mais caros espaços midiáticos para divulgação publicitária no mundo. Apenas os grandes entram na briga. Se trata de um jogo estadunidense de futebol americano, em que o título de campeão da temporada anterior é disputado. Para nós brasileiros, esse jogo equivale a uma final de libertadores, ou quase isso. Aproximadamente 110 milhões de pessoas estavam ligadas no jogo, tornando a 47ª edição do Super Bowl a mais vista de todos os tempos. Não somente nos EUA, mas em todo mundo havia um torcedor ou publicitário de olho no jogo e nas propagandas que seriam exibidas. Pesquisas apontaram uma porcentagem indicando que 51% dos telespectadores só assistiram ao evento para acompanhar os intervalos. Sim, aqui o comercial é tão importante quanto o jogo. O Baltimore Ravens levou o troféu em campo, e nas telinhas quem levou o título dado pela crítica foi a Budweiser com seu emocionante vídeo “Brotherhood”.

Assisti a muitos comerciais exibidos no Super Bowl 2013, pesquisei, analisei e por fim fiz uma lista com 5 ótimas propagandas, que na minha opinião arrasaram. Para completar mais a matéria, achei alguns outros grandes comerciais veiculados em anos anteriores. Lembrando que não estão em ordem, pelo fato de que esses vídeos são uma escolha pessoal minha.

Vamos começar com os comercias elaborados para o Super Bowl 2013 que se destacaram.

Budweiser – “Brotherhood”

Sensacional. Este com certeza é um dos meus favoritos. Sabe por quê? Porque ele faz mais do que divulgar uma marca, ele consegue emocionar o público. Além do mais, é uma bela paisagem, uma bela produção e um ótimo roteiro. Acredito que a Budweiser usou os cavalos que simbolizam sua marca para reforçar o nome de uma forma muito diferente do que estão acostumados a fazer, e convenhamos, funcionou.

Audi – “The Prom”

Ousado, robusto, bonito, elegante, potente, estas e outras características fazem referência ao carro da Audi e com o decorrer do comercial percebe-se que o garoto faz jus ao carrão do pai. Bela jogada. Atitude é tudo e a Audi afirmou que isso eles tem de sobra.

Coca-Cola – “Security Cameras”

Preciso comentar? Coca-Cola e suas propagandas sempre geniais. Uma boa trilha sonora e cenas nada convencionais, afinal câmeras de segurança ajudam a prender bandidos, mas dessa vez elas foram utilizadas para mostrar que o mundo ainda conta com boas pessoas. O melhor é saber que atos de bondade e bravura ainda existem, essa é a ideia transmitida e com certeza 100% eficaz, afinal foi o vídeo mais votado pelo público no Super Bowl.

OREO – “Whisper Fight”

A Oreo mostrou que vender também é divertido. Uma ótima ideia combinada com uma ótima execução não poderia dar outro resultado. Usar tanta ação dentro de uma biblioteca sem falar alto? Achei genial e deu um grande toque de humor e delicadeza ao produto. E você, prefere o creme ou o biscoito?

Vamos falar agora de alguns comercias criados para o Super Bowl em edições anteriores. Vamos lá.

Apple – “Introducing Macintosh Computer”


Confesso que sou um fã boy da Apple, e exatamente por isso não pude deixar de fora o comercial exibido em 1984. Considerado um dos maiores comercias já exibidos nas edições do Super Bowl. A ideia de inovação tecnológica para aquela época conseguiu atingir seu target. “Em 24 de janeiro, a Apple apresentará o Macintosh. E você verá porque 1984 não será como “1984”. O interessante é que eles não mostram o produto, ou seja, a Apple sempre inovando, desde sempre, S2.

FedEx – “Caveman”

O serviço de entregas mais conhecido no mundo todo não deixou por baixo, e em 2006 publicou no Super Bowl um vídeo muito engraçado, em que a mensagem era: “Na próxima use FedEx”. Se tudo der errado, a culpa é sua de não ter utilizado os serviços da FedEx. Inteligente e eficaz, sim ou claro?

Budweiser – “Wassup”

Como viralizar um comercial usando apenas uma frase? A Budweiser sabe e mostra. Em 2000 a empresa fez um comercial para o Super Bowl e acabou se tornando uma febre posteriormente.

Uma coletânea com 25 super comerciais já exibidos em edições anteriores do Super Bowl

Divirta-se com esse show de criatividade.

Eu poderia colocar muitos outros vídeos, mas ficaria cansativo, então estou disponibilizando o link aqui, clique e divirta-se com todos os comerciais divulgados no Super Bowl 2013.

Acesse e confira o Psy dançando o Gangan Style um pouco diferente, um cara correndo atrás de um leopardo, uma dose de patriotismo, humor, gente famosa, modelos e muito mais. Depois de assistir, decida qual o melhor vídeo na sua opinião, afinal o que não faltou foi criatividade. E você, gostou?

Clique aqui para comentar ( )