Notícias

Tabela ADEGRAF 2016-2018

A ADEGRAF (Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal) que tem a finalidade de congregar profissionais que atuam na área de Design Gráfico, com área de ação no Distrito Federal e municípios integrantes da RIDE “Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno” divulgou sua polêmica e conhecida tabela referencial de valores versão 2016/2018.

“Os valores sugeridos são apenas para referência e orientação, pois cada profissional deve adequar os preços de seus serviços a seus custos fixos, experiência profissional, urgência, aquisição de imagens ou fontes, acompanhamento gráfico ou terceirização de serviços com fornecedores externos. Qualquer outro fator relevante deve ser considerado, já que interfere diretamente na formulação do orçamento final.” – ADEGRAF.

A Tabela da ADEGRAF tem como objetivo auxiliar os profissionais de design do Distrito Federal a formularem suas propostas financeiras, mas, é conhecida por profissionais de todo o Brasil.

Em nota a ADEGRAF informa que os produtos apresentados são os que mais ocorrem no dia a dia da prestação de serviços de design – novos produtos ou serviços podem ser incluídos em futuras atualizações. A ADEGRAF costuma rever a tabela a cada dois anos, aproximadamente. Estamos na 6ª edicão, atualizada em maio de 2016.

Os valores sugeridos são apenas para referência e orientação, pois cada profissional deve adequar os preços de seus serviços a seus custos fixos, experiência profissional, urgência, aquisição de imagens ou fontes, acompanhamento gráfico ou terceirização de serviços com fornecedores externos. Qualquer outro fator relevante deve ser considerado, já que interfere diretamente na formulação do orçamento final. Sugere-se que estudantes ou profissionais com menor tempo de mercado concedam descontos, já que possuem menos experiência na produção de peças de design.

Confira a nova tabela clicando na imagem abaixo:

degraf

Clique aqui para comentar ( )