Projeto Têxtil - Artigo Revista Sensors
Design

Tecido tecnológico capaz de coletar informações úteis do paciente para o médico.

Já é sabido que o que você veste diz muito sobre você. Essa ideia, de fato, agora pode ser materializada à partir da criação de um novo tecido tecnológico pela Universidade Laval, de Québec no Canadá. Uma equipe da Faculdade de Ciência e Engenharia desenvolveu um tecido “inteligente” capaz de monitorar e transmitir informações biomédicas do paciente via rede sem fio.

De acordo com um comunicado da Universidade, o tecido é feito de camadas de cobre, polímeros, vidro e prata, e pode ser tecido com lã ou algodão. Atuando como um sensor e uma antena, o tecido pode coletar informações úteis para o médico, como o nível de glicose do paciente, frequência cardíaca, a atividade neurológica, o movimento físico, e coordenadas espaciais.

 

Projeto Têxtil - Artigo Revista Sensors

Projeto Têxtil – Artigo Revista Sensors

No artigo ” Novel Wireless Communicating Textiles Made from Multi-Material and Minimally Invasive Fibers” publicado na revista científica Sensors, os pesquisadores apresentam os mecanismos que estão por trás do desenvolvimento do tecido em questão.

No artigo, os estudiosos relatam que a tecnologia ” pode ser facilmente integrada durante o processo de tecelagem de uma forma rentável e minimamente invasiva, preservando as propriedades mecânicas e estéticas das roupas.” Um pedido de patente para o tecido foi solicitado, mas de acordo com os pesquisadores, há várias questões para serem sanadas antes da comercialização começar, como exemplo identificar uma fonte de alimentação e garantir a durabilidade do tecido durante a lavagem.

É a ciência e os têxteis caminhando juntos para melhorar processos e a função dos produtos!

Fonte: Revista Forein Policy | Annals of Long Term Care | Sensors

Imagem: Revista Sensors, Artigo “Novel Wireless Communicating Textiles Made from Multi-Material and Minimally Invasive Fibers”

Clique aqui para comentar ( )