Design

Técnica e estilo para diagramar álbuns

Se você ainda vê o processo de diagramar um álbum como algo mecânico e sem princípios ou técnicas, precisa rever os seus conceitos. Nestes produtos os designers são livres para extrapolar sua criatividade e criar elementos, páginas ousadas e fora de regras. Porém, algumas dicas e referências são importantes para se obter um produto com qualidade profissional e unidade visual.

Especialista em diagramação e design de álbuns diversos, a designer e publicitária Aline Evelin da Silva revela algumas dicas e itens que merecem sua atenção para um trabalho de qualidade.

Direcione o olhar

No ocidente, o sentido de leitura é sempre da direita à esquerda. Isso é cultural. Por isso você deve pensar que o lado direito é sempre visto primeiro em suas páginas. Além disso, o que for maior na lâmina também será o que chamará a atenção primeiro. Bem como o que tiver mais contraste “provoca” o olhar e o que for mais claro também atrai atenção prioritária.

Pensando nisso é que vem a importância de elencar o grau de importância das informações na página e optar por menos elementos que falem mais. O espaço em branco, “vazio”, é um condutor natural de olhar, e pode ser mais eficaz do que uma lotação de elementos sem nenhuma harmonia.

Crie uma identidade

Um álbum é como várias peças de uma mesma campanha ou como um livro: precisa ter uma identidade visual. Diversos aspectos dentro de um álbum contribuem para a construção de uma “identidade” própria. Um destes aspectos de fundamental importância é a tipografia escolhida para compor os textos.

A tipografia utilizada pode ser com serifas – que são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes da letra guiando o olhar ao longo do texto – ou não serifada. Mas vale lembrar que a ausência de serifa é indicada para títulos e pequenos textos. Ela se torna cansativa em longas escritas. Ou ainda em textos cursivos, ou seja, que imitam a escrita humana.

Ambiente e contextualize

O livro de fotografias deve ser uma história contada em sequência. Logo, é necessário ambientar o leitor com todos os pontos da história, além de seguir uma narrativa (seja ela cronológica ou não). Por isso, tome o cuidado de escolher fotos com ângulos diferentes. Todos amam fotos mais de perto, de detalhes ou closes, mas é preciso colocar também imagens de longe, com enquadramento aberto, para contextualizar, mostrar a cena, as pessoas e o ambiente. Isso é o que faz uma história completa.

Se você quer aprender ainda mais sobre diagramação de álbuns, desde a seleção de fotos até a organização das páginas e a finalização de arquivos, Aline estará na plataforma online PhotosTV ministrando um curso ONLINE e GRATUITO sobre o tema. As aulas acontecem dias 22, 23 e 24 de abril, das 14h às 18h. Com reprise das 19h às 23h. Para assistir, basta acessar o site e reservar seu lugar para ser lembrado do início do curso.

Para saber mais acesse: www.photostv.com.br/curso/solucao-do-design-diagramacao-de-albuns-e-selecao-de-fotos

Texto por: Mariana Feitosa

Clique aqui para comentar ( )