Inspirações

Tecnólogo ou Bacharel em Design?

Vez por outra alguém me pergunta se vale a pena cursar Design em Curso Tecnólogo ou Bacharel e minha resposta é: Depende de sua necessidade.

Se você tem urgência em uma capacitação profissional e deseja focar em uma determinada linha do Design, de fato, recomendo tecnólogo que busca velocidade e é direcionado para a prática. Se por outro lado você deseja se aprofundar no conhecimento de Design em suas diversas áreas e após um período focar naquilo que te inspira, recomendo bacharelado. Cursos Tecnólogos em Design assim como os demais tem curta duração, em média (2,5 à 3 anos), já bacharel passam de 4 anos e geralmente são ofertados por instituições federais ou de grande porte.

Antes de continuarmos, é bom deixar claro que Tecnólogo em Design não é um TÉCNICO em Design e que o curso é reconhecido como Nível Superior (graduação) pelo MEC, logo, você poderá fazer pós-graduação como especialização, MBA ou mestrado.

Para o MEC nossa área de atuação como tecnólogo se enquadra na categoria de Produção Cultural e Design, segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia (conferir aqui) podemos encontrar:

DESIGN DE INTERIORES e suas variáveis:

Ambientação de interiores; decoração e design; design de Ambientes; design de interiores e decoração; design de móveis e interiores.

DESIGN DE MODA:

Estilismo; moda e Acessórios; moda e estilo; moda e figurino; moda; negócios da moda; planejamento de coleção de moda; produtos da moda.

DESIGN DE PRODUTO:

Desenvolvimento de embalagem; design de calçados; design de móveis.

DESIGN GRÁFICO:

Comunicação digital: desenho Gráfico; comunicação digital: desenho técnico; comunicação digital: Web design; comunicação e ilustração digital; comunicação em computação Gráfica; criação e produção Gráfica; criação e produção Gráfica digital; desenho de Animação; desenho Gráfico digital: desenho técnico; design de mídia digital; design de multimídia; design digital; design Gráfico digital; design: programação visual; editoração eletrônica; produção Gráfica digital.

Por outro lado, encontramos o Bacharel em Design que assim como o tecnólogo pode atuar exercendo qualquer áreas citadas acima e tem a vantagem de um prolongamento e aprofundamento do ensino e pesquisas.

PONTO NEGATIVO PARA TECNÓLOGO

Infelizmente existem ainda alguns concursos e pouquíssimas empresas que não aceitam o diploma de tecnólogo para o quadro de seus funcionários, é algo totalmente intolerante e  preconceituoso, uma vez que o próprio MEC informa que o diploma é válido e reconhecido como nível Superior. Sou graduado em Design Gráfico como Tecnólogo e tive problema apenas uma vez ao ser indicado para atuar no Setor de Marketing de uma grande empresa de energia nacional, bem, quando a informação da minha graduação como tecnólogo chegou ao RH, o currículo foi literalmente excluído por regras internas da empresa. Mas, este foi um caso isolado, nada me impediu de atuar em outras empresas como estagiário, prestador de serviço, consultor ou efetivo do quadro.

Seja qual for sua escolha entre tecnólogo ou bacharel, lembre-se de escolher uma instituição com uma “boa fama” na área, professores qualificados com vivência de mercado, confira a estrutura física como laboratórios e biblioteca e dedique-se ao máximo ao Design, desta forma você será um verdadeiro profissional.

Confira a relação de instituições em sua cidade com ensino superior (Tecnólogo, Licenciatura e Bacharel) reconhecidos pelo MEC:

http://emec.mec.gov.br/

Clique aqui para comentar ( )