Design

Terminologia Tipográfica – O que é cada termo?

Tipografia, um dos elementos fundamentais na criação de uma peça publicitária ou editorial.

O que é certo, tipologia ou tipografia? O que significa cada termo?

Vamos então mergulhar um pouco neste mundo.

TIPOLOGIA

Tipologia é o estudo da formação dos tipos, um conjunto de caracteres tipográficos.

˜Embora questionável, a nomenclatura é absolutamente normal no dia-a-dia dos profissionais. Aliás, é comum ouvir o diretor de arte falar mais tipologia do que tipografia. Por essa razão, discutir se a nomeclatura vale ou não é bobagem. Parto do seguinte princípio: o nome virou domínio público, a língua o absorve, então está correto, não se incomode” Trecho retirado do livro Os primeiros segredos da direção de arte, Newton Cesar

Não é o termo correto, mas é muito usado em agências.

TIPOGRAFIA

É o processo de criação – a grafia do tipo e sua impressão.

Por exemplos: Quando você tem uma mensagem não impressa ou manuscrita e precisa imprimi-la, ocupando espaços vazios, dando-lhe forma impressa, você está fazendo tipografia.

Tipografia vem do grego typos, ˜forma, e graphein, ˜escrita˜

TIPO

É um termo usado para determinar o desenho de uma família de letras(tipos), por exemplo: Times, Arial, Bahaus, etc. As variações dos desenhos dessa família – Italic, Light, Médium, Black, Extra Black, Caixa Alta, Caixa Baixa – são tratadas como fonte,

FONTE

Fonte é o conjunto de caracteres de um mesmo estilo (família) em todos os corpos e variações de caixa alta e baixa, acentos, pontuações e etc.

Fonte vem do latim foundere (fundir). Antes da era digital, fundir era a técnica usada para fazer tipos de metal.
Confira nos próximos posts o processo de construção dela.

Confira o post sobre “Tipografia: O processo histórico dessa arte”

Clique aqui para comentar ( )