Artes

Tilt-shift – Efeito miniatura

Tilt and shift, ou “mudança de inclinação” (tradução simples) é o efeito que faz com que as imagens pareçam miniaturas ou maquetes. O efeito, é originalmente produzido por lentes especiais Tilt-shift, usadas na fotografia de arquitetura e paisagens.

lente1 lente-tilt-shift-canon-ts-e-17mm-f-4l-3-600x600

Elas permitem inclinações e rotações laterais no seu próprio eixo, modificando enquadramentos, composições e corrigindo distorções, sem a necessidade de mexer na câmera ou tripé. Na fotografia de edifícios é muito útil, porque graças a essa incrível lente, é possível fazer correções em distorções, como inclinações que causam um efeito triangular, dependendo do ângulo.

Além disso, há um controle total na limitação ou aumento da profundidade de campo. Assim, o fotógrafo consegue deixar toda uma imagem nítida, independente de quantos planos tiver ou abertura do diafragma:

PhotoRec Toby

E também ter foco seletivo, em apenas uma faixa na imagem:

rsvlts.com

Na realidade, a visão humana não produz desfoques tão acentuados. Então nosso cérebro nos engana e interpreta essas imagens como semelhantes à miniaturas, porque geralmente fotografias de maquetes ou pequenos brinquedos possuem apenas uma parte nítida e um grande desfoque nas extremidades.

Nas versões mais novas do Photoshop, já existe o filtro na galeria de desfoques. Porém, se você usa versões mais antigas não precisa se preocupar, também tem jeito de fazer manualmente, e mostrarei como. Basta criar uma cópia de sua imagem, desfocá-la, criar uma máscara e deixar apenas uma faixa nítida.

Tilt1

Nesse tutorial, não mostrarei apenas funções e aplicação do desfoque de inclinação-shift, mas também mais filtros que deixarão suas imagens com aspecto ainda mais realista, como saturação, nitidez, brilho e contraste.

Para ter bons resultados, seguem algumas dicas em relação à escolhas das imagens:
– Selecione imagens com “vista de cima” ou como é conhecido na linguagem de cinema como “Plongée“;
– É importante que o objeto principal da cena esteja mais ou menos no centro, já que teremos um foco seletivo;
– Imagens que possuam cores vividas proporcionam resultados bem legais; (Podemos saturar, caso seja necessário);
– Imagens com plano geral, aberto, mostrando toda a cena apresentam resultados mais eficazes.
– Eu usei o site Visual Hunt para encontrar imagens. Quem me deu essa dica foi o leitor do blog, Miguel Araújo. Ajudou muito! Valeu! =D

Em vídeo também é possível reproduzir essa técnica. Além do tilt-shift, acrescenta-se o time-lapse, onde alguns vídeos são acelerados, como nas referências abaixo:

Gostou do texto e do tutorial? Então curta e compartilhe! É muito importante pra gente!

Um abraço e muito obrigado!

Clique aqui para comentar ( )