capa_dc_timming
Publi e MKT

Timing é tudo: trabalhando acontecimentos políticos e posicionamento de marca

A publicidade não é apenas uma ferramenta de argumento de compra. Através dela, com campanhas bem pensadas e bem trabalhadas, marcas conseguem estabelecer conversas com o publico, interagindo e utilizando assuntos comentados do momento buscando cada vez mais espaço na mente de consumidor.

O fato é que publicidade não é apenas para se construir consumo, é para construir imagens, valores e o principal, angariar seguidores. E como estamos vivendo no Brasil um daqueles momentos que podemos dizer que de fato é a mudança da maré, muitas grandes marcas se aproveitaram para “surfar” a onda da oportunidade, afinal publicidade também é feita com genialidade e oportunismo.

Ontem foi um dia histórico para o país, em uma movimentação política que só havia sido testemunhada por uma parcela da população mais de 20 anos atrás. Mobilizações na mídia iniciaram durante toda a semana e em campanhas de oportunidade marcas como Habibs, Santander e Grupo Abril, estabeleceram a construção de mensagens referentes à esse grande momento.

A rede de fast-food Habibs, possui um histórico recente de participação nas manifestações através de seu posicionamento de mídia, mas até então, o Habibs não havia veiculado VT`s ou qualquer publicidade de mídia nacional sobre a comoção política que tomou conta do país neste domingo. Com a criação da Publicis Brasil, o vídeo Caiu! faz uma alusão ao momento político do país. Independente de sua visão política, o que precisamos concordar é que o vídeo foi de uma sagacidade ímpar e aproveitou perfeitamente o timming para valorizar sua cultura e valores frente ao seu target.

 

Já a gigante da mídia, o Grupo Abril, em sua publicação semanal Veja se mostrou ativa e aproveitando o timming como nunca para o lançamento de suas edições. Nas últimas semana a publicação tem tido uma percepção perfeita quanto ao timming que condizia com os assuntos mais comentado no planalto. Nesse quesito timming é tudo, e qualidade da oportunidade pode garantir boas discussões públicas, sejam elas a favor ou contra.

 

 

 

Mesmo após essas duas publicações terem tido uma grande repercussão em seus perfis, após a votação de ontem, Veja já havia publicado uma nova capa. Um edição extra, acompanhando de perto tudo que se passou nos bastidores desse momento histórico uma peça de oportunidade excelente.

A internet é uma fábrica de anúncios de oportunidade

 

A internet não é apenas um local para divulgação de ideologias políticas e anúncios sérios. Na verdade a internet é um espaço ultra-democrático e que nos surpreende diariamente. Era notório ao acompanhar cada voto na televisão, que a cada segundo a oportunidade e a expectativa de um meme era real.

Portais de humor, portais de notícias voltados para jovens, blogs e demais canais de notícia viram ali uma brecha para se posicionarem e aproveitar para deixar uma mensagem e ganhar um pouco de atenção. Foram diversos, nós do Design Culture não poderíamos ficar de fora iniciamos um movimento em nossas mídias sociais.

 

13015498_1319758141373072_837891060206395697_n

 

O canal de humor Sensacionalista, como de costume aproveita como ninguém assuntos de grande repercussão para construir suas pautas bem humoradas. O grande momento da noite foi a aparente falta de eloquência de nossos parlamentares, o que deixou uma brecha para peças de oportunidade voltadas para o humor e memes que a internet adora.

 

 

13012811_1130270753682457_6122541950076096114_n

 

A verdade é que o assunto é sério, exige muita atenção de todos nós. Afinal em 20 anos é a segunda vez que o país passa por um processo delicado de impeachment, o que sugere nossa total imaturidade política e incapacidade de nos relacionarmos com boas decisões políticas. Simultaneamente é parte crucial desse processo a boa, ou melhor, a excelente participação de anunciantes e empresas de mídia, independente de que lado estão.

 

Nesse momento o importante é trabalhamos na conscientização e na construção de valores políticos concretos para que o Brasil vislumbre uma nova política, em que negociatas não tem espaço e nesse ponto a publicidade e a internet são ferramentas implacáveis de comunicação; construindo relevância e ajudando na análise crítica de nossa população.

Clique aqui para comentar ( )