Design

Tipografia – Como escolher ?

Olá pessoal,

Hoje vamos falar um pouco sobre tipografia, sabemos que existem milhares de fontes com seus diferentes formatos. E ai? Como escolher a fonte certa para aquele job? Vamos tentar dá algumas dicas que podem ajudar você escolha. Vamos conhecer um pouco das famílias de fontes, hoje especificamente das com e sem serifas. Vamos lá?

 

1- Serifadas

Sofisticadas e clássicas os famosos traços ou prolongamentos que são usados nas fontes são muito usados para transmitir características sofisticadas, clássicas e tradicionais. Se você está se iniciando na tipografia, ou se você quer dar tom de autoridade no layout, está no caminho certo. As serifas originaram-se no talhar das letras em pedra, e são consideradas uma herança da caligrafia manual. Deve ser por isso que ainda faz tanto sucesso.

1.1 Baskerville

AndrewHenderson--Poster-Baskerville-2010

Possui adornos super elegantes, e se encaixa super bem em títulos, livros e layouts sofisticados.

1.2 Bodoni

download

Essa é realmente velhinha, foi criada no séc.19 e depois passaram para a versão digital. Se encaixa bem em posters, textos de livros e revistas. Tem um toque atraente que pode representar romance e elegância.

2- Sem Serifas

Sem patilhas: uma selecção das mais representativas famílias de fontes «sans». As mais emblemáticas criações do século XIX e XX.

As primeiras letras sem serifa (sans-serif) apareceram por volta de 1820.

Na Alemanha as fontes sem serifa eram chamadas Steinsschriften ou Grotesk, pela falta de estética que sugeriam aos compositores.

Ao principio, eram utilizados em corpos grandes e sem muito contraste, destinavam-se a cartazes e a outras utilizações de textos curtos, não a texto corrido.

 

2.1 Futura

futura-font-alphabet-letters

A Futura é uma família tipográfica sem-serifa considerada como um dos símbolos do modernismo no design gráfico. A fonte foi desenhada em 1927 por Paul Renner baseado em princípios rigidamente geométricos, inspirada nos ensinamentos da Bauhaus.

A futura foi uma das fontes mais populares do século XX, especialmente nas décadas de 1950 e 60 devido à sua limpeza e impacto.

 

 2.2 Helvética

220px-Helvetica-film

Quem nunca ouviu falar nela? A Helvética é uma fonte tipográfica sem-serifa considerada como uma das mais populares ao redor do mundo. Foi criada em 1957 pelos designers  Max Miedinger e Eduard Hoffmann.Devido às preocupações que originaram seu desenho, é uma das fontes mais associadas ao modernismo no design gráfico.

 

Bem galera não vimos nem a primeira fatia desse universo mas logo falaremos mais a respeito.

Até logo.

Fontes:

I, II, IIIIV

Clique aqui para comentar ( )