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Tipos de Email: Eleve o seu Email Marketing com estes 21 exemplos realmente impressionantes

“O que determina o sucesso do Email Marketing?”

Será…

Errado! Errado! Errado!

Neste momento deve estar a pensar… “Mas então isso (assunto; design; mensagem) não é importante?”

É claro que sim. São bastante importantes.

Por exemplo, o assunto do email é determinante para aumentar a taxa de abertura.

O template, o design e a mensagem também são igualmente determinantes para incentivar os seus contatos a lerem e a agirem.

Mas nenhum deles (assunto, template, design, mensagem) é o tal fator crucial – aquele que determina o sucesso do Email Marketing!

Raios! Então o que é?

Vejamos… lembra-se dos últimos emails de Marketing que recebeu?

Quantos deles eram genéricos e insonsos?

Quantos deles estavam completamente desalinhados com os seus interesses e necessidades – quer pessoais, quer profissionais?

Será que já conseguiu descobrir qual é esse tal fator crucial?

Pois é…

 O que sustenta o sucesso do Email Marketing é o alinhamento com:

  1.  O ciclo de vida/compra dos seus contatos (e dos seus funis de vendas, é claro)
  2.  As preferências e comportamentos de cada contato

Obviamente, após garantir esse alinhamento (ciclo de vida/compra, comportamentos e preferências de cada um dos seus contatos) então vale a pena otimizar o assunto, mensagem, template e design dos seus emails. Antes disso, não!

Por isso, antes de apresentarmos os 21 exemplos de emails realmente muito bons…

…Chegou a hora de elevar o seu Email Marketing

Email Marketing sincronizado com o ciclo de vida/compra, dos seus contatos, permite-lhe alcançar os seus objetivos de Marketing.

Isso deve-se ao poder da Automação de Marketing (Marketing Automation) de ajudar você a entregar mensagens relevantes, na hora certa e de acordo com as preferências de cada um dos seus contatos. Desde dar as boas vindas aos novos contatos, passando por aumentar o envolvimento, vender mais, ressuscitar contatos inativos e, acima de tudo, conhecer os seus contatos.

Automação de Marketing
80% obtiveram mais contatos; 77% conseguiram mais conversões (VB Insight)

Isso sem contar com o tempo que ganha – afinal é automático. Não é manual ;)

Está a usar todo o potencial do Marketing Automation?

O mais provável é que, sem querer, NÃO está!

Lembra-se dos últimos emails de Marketing que recebeu (aqueles que eram genéricos e insossos, ou completamente desalinhados com os seus interesses e necessidades)?

Na maioria dos casos, não é culpa de quem os criou e os enviou.

Na maioria dos casos, a origem da culpa está nas soluções de Marketing usadas (arcaicas e que não integram os novos canais, tais como as redes sociais; SMS, mobile, etc.) … noutros casos na ausência delas!

Outras vezes é porque confundem Campanhas de Email Marketing com Marketing Automation.

Marketing Automation é muito mais do que Email Marketing.

Marketing Automation integra vários canais e meios, incluindo o Email Marketing. Aliás, ao integrar vários canais irá mais facilmente e rapidamente conhecer os seus contatos. Isto porque o Marketing Automation permite-lhe recolher e medir quase todo o comportamento e ações dos seus contatos e de forma integrada. Ou seja:

  •  O percurso de cada contato no seu website
  •  Se clicou no não em algum link
  •  Há quanto tempo não abre os seus emails
  •  Se deixou alguma compra por finalizar no carrinho de compras
  •  ….

No entanto, Email Marketing continua a ser o melhor canal para recolher a informação de cada um dos seus contatos e de todas as suas ações.

Email é a principal fonte de dados para os profissionais de Marketing (Forbes)

É por isso que vamos apresentar 21 exemplos de emails – por acaso, são excelentes exemplos… não nos cansamos de repetir isso ;)

Use-os para comunicar com os seus contatos.

Mas prometa-nos que os irá usar alinhados com o ciclo de vida/compra e interesses de cada contato:

  1.  De novos contatos a leads: Emails de Boas Vindas; Emails Promocionais e Educacionais; Emails Comportamentais
  2.  De leads a clientes:Emails Promocionais e Educacionais; Emails Transacionais; Emails Comportamentais
  3.  De clientes a fidelizados: Emails Promocionais e Educacionais; Emails Transacionais; Emails Comportamentais

Pode ser?
Então, vamos finalmente apresentar os 21 exemplos de emails ;)

 

A. Emails de Boas Vindas: envolva os seus contatos desde o início:

 

B. Emails Promocionais e Educacionais: nutra e aumente o valor dos seus contatos:

 

C. Emails Transacionais: Tire o máximo proveito do comportamento dos seus contatos:

 

D. Emails Comportamentais: reaja às ações dos seus contatos:

 

Nota: Não vamos apresentar exemplos dos nossos emails, nem dos nossos clientes. Todos os exemplos são provenientes de http://reallygoodemails.com/ — todos em inglês! Na maioria dos casos consegue traduzi-los usando por exemplo o Google Tradutor.

 

 

A. Emails de Boas Vindas: envolva os seus contatos desde o início

Envie estes emails assim que um contato se inscreve na sua lista.

Emails de boas vindas são uma excelente oportunidade de fazer o seu contato sentir-se apreciado.

Para além disso são uma excelente oportunidade de criar confiança, promover a sua marca e produtos, e ainda diferenciar-se da concorrência.

Este tipo de email significa que valoriza o contato que acabou de adquirir.

Vamos apresentar estes emails:

 

Email #1: Desafios e Desejos

O email de boas vindas é uma oportunidade de ouro para conhecer melhor o contato que acabou de adquirir.

Por isso, para além da tag que pode ter vindo do tipo de página (Landing Page) onde o contato se inscreveu, aproveite o email de boas vindas e faça a seguinte pergunta:

  •   Quais são os seus principais desafios…?

Caso esta pergunta não faça sentido para o seu negócio, então aproveite para perguntar que produtos/serviços o seu novo contato está interessado em receber mais informações. Assim, segmenta, ainda mais a sua lista de contatos, e consegue enviar campanhas de acordo com os interesses de cada contato.

Tal como neste exemplo:

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Figura 1 – Can I Ask You A Question?

Email #2: Email de Apresentação Pessoal

Emails de boas vindas também são uma excelente oportunidade de agradecer e dar a conhecer melhor a sua empresa e equipa, ao novo contato. Isto para além de reforçar a sua proposta de valor.

Ao automatizar (programar o envio) este email, apenas tenha o cuidado para ser enviado no horário laboral. Se realmente quer fazer sentir que é um email pessoal ;)

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Figura 2 – Welcome to Webydo – important information inside

Email #3: Incentivar começar a usar o produto/serviço

Pode enviar este email (para incentivar a começar a usar o produto/serviço) em conjunção com o email de boas-vindas.

O objetivo é fazer o novo contato começar de imediato a usar o produto/serviço e sentir que tem valor.

Caso ofereça uma avaliação gratuita do seu produto/serviço então este email é crucial, pois o contato deve começar de imediato a usar/experimentar o seu produto/serviço.

Apenas uma chamada de atenção: não apresente todas as funcionalidades do seu produto/serviço neste email. De preferência deve apresentar uma funcionalidade – daí a importância do “#Email 1: Desafios e Desejos” para conhecer melhor os seus contatos e enviar e qual a funcionalidade que eles mais valorizam.

Ou seja, deve ter um objetivo específico, como por exemplo:

Exemplo:

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Figura 3 – Getting Started Onboarding Email Series from Pinterest 

Email #4. Oferecer um incentivo para facilitar a primeira compra

O email de boas-vindas também pode ser uma excelente oportunidade para incentivar a primeira compra. Se o contato se inscreveu para receber a sua Newsletter ou para testar gratuitamente o seu produto, e caso faça sentido para o seu produto/serviço, pode oferecer um desconto.

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Figura 4 – New Signup Onboarding Ecommerce Email with Discount from ThredUp

Email #5: Completar o perfil

Para que possa obter mais dados para o seu Marketing Automation, necessita de informação dos contatos. Só assim consegue que o seu Marketing seja relevante e útil para cada um dos seus contatos.

Aconselhamos a pedir o mínimo de informação no momento da captação do contato (lead generation), para minimizar a fricção (pedir muitos dados).

No entanto, pode e deve pedir mais alguns dados nos emails de confirmação da inscrição, tal como no exemplo seguinte:

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Figura 5 – Your Evernote installation is incomplete

B. Emails Promocionais e Educacionais: nutra e aumente o valor dos seus contatos

Vamos apresentar estes emails:

 

Email #6: Sazonais (datas/temas)

Se fizer sentido para o seu negócio, crie emails sazonais (datas/temas). Por exemplo:

  • •  Se o seu produto/serviço é sazonal (Verão; Primavera… Natal… Início das Aulas…)
  • •  Ofereça descontos para celebrar datas específicas
  • •  Parabéns no aniversário do seu contato
  • •  Aniversário/reconhecimento da sua empresa/produto/serviço

Como no exemplo seguinte:

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Figura 6 – Get 55% Off Grammarly Premium for Back to School

Email #7: Promoção/Vendas

Não envie demasiados emails comerciais, a não ser que os seus contatos esperem que isso aconteça. Ou então, envie quando tiver promoções – se pudermos, todos nós adoramos pagar menos, tal como neste exemplo:

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Figura 7 – Inside: a big end-of-summer treat (for two days only)

Email #8: Divulgação de novos produtos/serviços

É um crime não aproveitar a oportunidade de comunicar com os seus contatos sempre que oferece um novo produto/serviço ou melhora os existentes. A não ser que os seus contatos tenham recusado receber este tipo de emails!

Veja este exemplo:

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  Figura 8 – [New Feature] Facebook Pages Report

Email #9: Newsletters

Email que envia regularmente (diário; semanal; quinzenal; mensal…) para os subscritores (quem se inscreveu para receber a Newsletter).

Existem 2 grandes tipos: normal (informações úteis) ou promocional (e-commerce).

Vejamos um exemplo de uma newsletter promocional:

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Figura 9- Tesla Updates: August 2015

E um exemplo de uma newsletter com informações úteis:

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 Figura 10 – Tips to Find the Best Airfare

C. Emails Transacionais: Tire o máximo proveito do comportamento dos seus contatos

Vamos apresentar estes emails:

 

Email #10: Recibos/Comprovativos da compra

Por norma, a maioria das empresas não aproveita estes emails da melhor forma.

Ou seja, estes emails podem ser aproveitados para além da informação da compra, para passar informação útil, ou até mesmo uma oportunidade de vender mais.

Veja por exemplo:

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Figura 11 – MOO | Order 12345678 | Confirmed

Email #11: Recuperar Password

É garantido que os seus contatos irão abrir este tipo de email.

Aproveite esta oportunidade para melhorar, ainda mais, a experiência do seu contato/usuário.

Repare na linguagem e no design simples, mas atrativo e claro, deste exemplo:

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Figura 12 – Password Reset Email Design from Slack

Email #12: Verificação de Inscrição (double opt-in)

É garantido que os seus contatos irão abrir este tipo de email, tal como os emails de recuperação de password.

Veja como no exemplo seguinte, para além da linguagem e design simples, claros e atrativos, este email é aproveitado para incentivar a começar a usar o produto.

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Figura 13- Welcome to Webflow – Please Verify Your Account

Email #13: Envio de Encomenda

Sempre que alguém faz uma compra, e se essa compra envolve o envio do produto, gosta de saber se o produto já foi enviado… e também fazer o tracking da encomenda (quando isso é possível).

Este email pode ser aproveitado, além da informação base da encomenda, para adicionar produtos relacionados e upsell, tal como na imagem seguinte:

shipment-notification_680

Email #14: Renovação de subscrição

Se o seu produto/serviço é de renovação (automática ou manual) então deve enviar um email para relembrar que a renovação está próxima.

Caso contrário, o cliente pode esquecer-se, ou o meio de pagamento estar expirado. Ou seja, irá perder clientes e receitas.

Aproveite este email para reforçar o valor do seu produto/oferta, tal como na imagem seguinte:

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Figura 17 – Your Apple Music membership is almost up

D. Emails Comportamentais: reaja às ações dos seus contatos

Vamos apresentar estes emails:

 

Email #15: Envio do que foi pedido pelo contato

Sempre que um contato pede (de preferência através de um formulário) algo (eBook; download; informações) recomendamos que lhes envie um email.

Isto porque é quase seguro que irão abrir esse email.

Vejamos este bom exemplo:

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Figura 17 – Here’s your Free Slides Design Resources

Email #16: Abandono de carrinho de compras

68,63% é a taxa média de abandono do carrinho de compras online (Baymard Institute)
Emails de recuperação de carrinhos de compras: 
Cerca de 50% são abertos; cerca de 33% resulta em compra efetuada (MarketingSherpa)

Como pode ver não existe razão nenhuma para não aproveitar esta excelente oportunidade e tentar recuperar a compra.

Veja este exemplo, em que introduz algum humor ;)

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Figura 18 – Everything cool with your transaction?

Email #17: Percurso do contato no seu website

Com Marketing Automation é fácil de saber e analisar, em detalhe, o comportamento do contato no seu website: pesquisa; visitas; abandono de páginas, login…

Aproveite essa informação para enviar emails personalizados e assim converter esses contatos em clientes e vender mais.

Veja este exemplo enviado para quem não visita o website com regularidade:

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Figura 19 – We haven’t seen you in a while.. :(

Email #18: Pedir avaliação (review)

O consumidor atual gosta de comparar e obter a opinião dos outros quando está a pensar comprar produtos/serviços – em especial se esses produtos/serviços têm impacto nas suas vidas e finanças.

Por isso, envie um email de pedido de opinião algum tempo depois dos seus clientes terem adquirido os seus produtos/serviços.

Tal como neste exemplo:

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Figura 20- How did you sleep?

Email #19: Pedir feedback (questionário)

Marketing Automation é fantástico. Ficamos a conhecer muito melhor os nossos contatos. Mas, isso não nos deve impedir de usar outras formas mais diretas de conhecer, ainda melhor, os nossos contatos.

Como?

Enviando, regularmente emails com questionários.

Para além de permitir conhecer, ainda mais, os nossos contatos, eles sentem-se mais valorizados.

Veja este exemplo:

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Figura 21 – Matthew, we want to hear from you!

Email #20: Relatório de atividade/progresso

Caso faça sentido para o seu produto/serviço deve enviar regularmente emails com o resumo do progresso e atividade executados pelos seus contatos.

Vejamos o caso do E-goi. Podemos enviar um email resumo do nº total de emails enviados pelos nossos clientes; taxas de aberturas…

Sempre que enviar este email, está a atingir estes 3 objetivos

  1. 1. Os seus contatos sintam-se reconfortados
  2. 2. Os seus contatos sentem que podem evoluir e melhorar
  3. 3. Reforça o valor do seu produto/serviço

Este é um exemplo perfeito desses 3 objetivos:

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Figura 22 – Grammarly Weekly Progress Report & Tips

Email #21: Reativação de clientes

Uma das formas mais rápidas de gerar mais receitas é reativar os contatos/clientes que estão inativos.

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Figura 23 – You got this

Com tantas opções, qual é a sua desculpa?

É claro ainda faltam muitos outros tipos de emails – não apresentamos todos aqui.

No entanto, acabamos de ver 21 emails fabulosos que pode começar a enviar imediatamente.

Se chegou até aqui, não se fique apenas pela leitura.

Passe à ação e implemente um email para cada uma das fases do ciclo de vida dos seus contatos no seu auto-responder ou funil de vendas.

Em menos de nada, irá aumentar as suas receitas ;)

 

Não sabe em que fase do ciclo de vida/compra está cada um dos seus contatos?

Não se preocupe.

Com os Autobots E-goié tão simples como escolher um trigger.

Pode ser qualquer coisa: a inscrição num formulário, a abertura de um email, um clique e até uma compra ou um carrinho abandonado!

Em cada ação, pode aplicar tantas tags quantas quiser aos seus clientes. Até pode classificá-los com uma tag se acontecer X e outra se for Y. Excelente para segmentar todo o seu funil de vendas ;)

 

Veja como o E-goi automatiza o seu marketing:

 

Experimente gratuitamente! Clique aqui e comece já!

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Texto via E-goi | Imagem de capa Fotolia

 

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