Freela e Startup

Trabalhar em casa – Problemas e soluções

Esta semana irei falar de um assunto que acontece com muitos freelancer que trabalham em casa. Muitas perturbações e distrações estão presentes e muitas vezes terá de ser mais forte para não perder a produtividade.

De seguida irei apresentar alguns aspetos e sugestões:

Defina um horário

Ter um horário bem decidido ajuda muito a ser mais produtivo, portanto, defina as horas de trabalho, tente ser rigoroso para que seja criada uma rotina. Não se esqueça de ter um horário na parte da manha e da tarde, mesmo que prefira trabalhar à noite, é importante ter um horário laboral diurno para que consiga manter contacto com seus clientes.

Ambiente de trabalho

Defina bem o seu local de trabalho. É aconselhado que tenha uma boa luz natural e que consiga estar concentrado e confortável. Se for o caso de ter mais pessoas em casa, como por exemplo, filhos, escolha uma divisória da casa que não seja comum a todos, assim evitará ser interrompido durante o seu dia de trabalho.
Evite ter a televisão ligada ou escolha uma divisória da casa que não tenha nenhuma. Música ambiente é uma boa maneira para se manter concentrado, no entanto, cada pessoa tem de perceber qual a forma de melhorar a produtividade.

Com filhos em casa

Ter filhos é por si só um grande trabalho, mas a situação pode complicar-se ainda mais quando se tem que conciliar a vida familiar com a vida profissional. Neste caso, o melhor será adequar o seu horário ao seu filho, principalmente se for recém-nascido. Mais tarde poderá aumentar o seu horário de trabalho, pois seu filho não irá necessitar de tanta atenção. Outra forma é, conseguir uma babysitter para as horas que pretende trabalhar. Conseguirá assim, mais rentabilidade nessas mesmas horas.
Se for um adolescente, estipule com o seu filho um horário para a confraternização e brincadeiras, ele irá perceber.

Coworking

Cada vez mais se encontra este conceito. Alugar um escritório público, localizado num mesmo espaço, subdividido e que nele podem estar várias empresas, de diferentes áreas. É uma forma muito eficaz e em Portugal pode encontrar vários.
Redes sociais
Não tenha as notificações das redes socias ligadas, para que não esteja constantemente a perder tempo. O melhor será, definir uma hora e a duração para o fazer, como por exemplo, na hora de almoço.

Motivação

Outro ponto que não poderia deixar de referir é, a motivação. Não se esqueça de se manter sempre motivado e focado, para que seja mais produtivo. Motivação e produtividade trabalham de forma muito junta, não se esqueça.

Todos temos uma vida pessoal, com mais ou menos “deveres” a cumprir, lavar a louça, tratar dos animais de estimação, entre outros. O melhor é, definir um horário para tudo. O melhor será ao final do dia, como se estivesse a trabalhar para outrem. Assim, estará sempre disponível para os seus clientes. Nunca misture a sua vida pessoal com a profissional.

Lembre-se, que não será fácil criar e impor regrar a si mesmo, vai ser um processo que poderá demorar alguns dias.

Clique aqui para comentar ( )