panoramica
Design

Tutorial: Aprenda a fazer uma fotografia panorâmica

Os métodos tradicionais para criar fotografias panorâmicas ainda são usados hoje em dia, apesar de ser muito mais rápido, e mais barato. Nós temos algumas digas e truques para ajudar a capturar aqueles horizontes de tirar o fôlego!

O método mais comum para compor uma foto panorâmica é por colar uma sequência de imagens ao longo de um plano vertical ou horizontal, com um certo grau de sobreposição entre as imagens. Isso pode ser feito com o Photoshop ou outras aplicações específicas para panorâmicas. O que torna uma imagem panorâmica impressionante é a composição sem divisões, então o que você precisa buscar é continuidade em iluminação e linhas.

panoramica2

É melhor fotografar verticalmente, para reduzir a distorção de lentes nas bordas do quadro; imagens verticais também capturam mais do cenário e produzem uma panorâmica de melhor resolução comparada com as horizontais. Enquanto retocamos a distorção de imagem, devemos ter cuidado ao fotografar objetos em movimento no quadro, já que eles podem reaparecer em todos os quadros, e você terá de gastar tempo removendo-o na pós-produção.

panoramica3

Para começar, você vai precisar ter um tripé para certificar-se de que o seu horizonte está nivelado corretamente (é melhor usar um tripé com um nivelamento). O que você quer evitar ao máximo é o efeito paralax; isso ocorre quando objetos mais próximos e mais distantes não se alinham em imagens sobrepostas. Isso pode ser eliminado colocando o centro ótico da lente (não a câmera) diretamente sobre o ponto de rotação. É nesse momento que você precisa de um tripé com cabeça de panorâmica.

Um tripé panorâmico fixa a sua câmera no tripé no ponto de rotação, travando-a no eixo de rotação, fazendo com que sua câmera possa gira exatamente o número de graus necessários entre duas fotos consecutivas. Em câmeras comuns também existe uma opção de panorâmica, mas tome cuidado quando usá-la, para não trabalhar muito rápido, e se você estiver usando-a a mão livre, tente fazê-lo o mais suavemente possível.

Clique aqui e continue lendo no Fotolia

 

Clique aqui para comentar ( )