Design

Tutorial: Ilustração Isométrica no Illustrator

A ilustração isométrica encontrada em projetos de engenharia e arquitetura se faz presente no design também. Por meio da isometria podemos representar objetos em vista isométrica e obter resultados incríveis usando essa técnica por meio de softwares vetoriais.

Hoje eu vou ensinar como fazer uma ilustração a partir da vista isométrica usando o Illustrator. Como sempre, essa não é a única forma de se obter o resultado e uma vez entendido como se faz, servirá como base para outras possibilidades.

1 – Preparando a área de trabalho

Primeiro prepare o documento para esse tutorial. Abra o Ai e crie um documento com 1000 x 1000px com 300 DPI:

1

Com o documento criado, primeiro configurare o Illustrator no painel de configuração geral. Se você estiver no Windows ele fica no menu Edit > Preferences > General e no Mac em Illustrator > Preferences > General ou também ctrl / cmd + K. Aqui configure a opção Keyboard Increment para 20px. Isso irá permitir que os elementos se desloquem 20px usando as setas do teclado. Feito isso dê OK.

2

2 – Preparando a grade

Crie a grade com 30 graus de ângulo. Na barra de ferramentas clique na Line Tool (/) e depois clique no artboard para exibir a janela de configuração onde iremos definir o tamanho da linha para 2000px e o ângulo de 30 graus.

3

Posicione a linha na extremidade do nosso artboard:

4

Segurando o alt / option e usando a seta para a direita iremos replicar a linha em 20px de distância uma da outra até preencher o documento. Você pode configurar a espessura da linha antes de fazer este passo. No meu caso, deixei em 0,25mm de espessura na cor preta.

gif-1

Feito isso, posicione as linhas para que fiquem no tamanho do documento.

5

 

Agrupando as linhas, duplique segurando o alt / option e com o grupo selecionado inverta a posição em Object > Transform > Reflect ou clicando com o direito do mouse Transform > Reflect. Na caixa de diálogo, selecionaremos Vertical com 90 graus de ângulo e dar OK.

gif-2

 

Aqui já temos a grade base para o nosso trabalho. Para ocultar o excesso de linhas para fora do artboard use uma máscara de corte. Usando a Rectangle Tool na barra de ferramentas, crie um quadrado do mesmo tamanho do artboard em cima da grade. Se o seu quadrado estiver com preenchimento não se preocupe.

Feito isso, selecione todos os elementos usando ctrl / cmd + A e clique com o direito do mouse e selecione a opção Make Clipping Mask. Isso irá criar uma máscara independente do preenchimento ou do contorno do quadrado.

gif-3

Já temos a base do nosso trabalho. Feito isso, agrupe todos os elementos e no painel de Layers use o cadeado para travar o grupo. Temos esta grade como resultado.

6

Eu coloquei o arquivo desta grade para download neste link.

3 – Criando a ilustração

Para entender melhor como se criar uma ilustração isométrica, devemos sempre lembrar que devemos respeitar a nossa grade. Portanto, começaremos configurando a Pen Tool (P) com o contorno em vermelho e sem preenchimento e ativando a opção View > Smart Guides ou ctrl / cmd + U. Isso facilitará o alinhamento dos pontos dentro da grade.

Para este tutorial eu criei uma ilustração de dois prédios e algumas árvores. Comecei a criar linhas nas diagonais, verticais e horizontais obedecendo a grade. Fiz primeiro a base e depois continuei pelo prédio menor.

7

8

No meu caso eu criei um retângulo como base do segundo prédio e utilizei o recurso Offset Path para contraí-lo proporcionalmente. Para isto, use o recurso Object > Path > Offset Path e deixe-o com -10px em Offset. Utilizei o valor negativo para contrair e o positivo para expandir.

9

Como o grid é dividido em módulos de 20px, o retângulo ficará exatamente 10px menor e alinhado com a grade.

10

Teremos esse resultado:

11

Continuando o trabalho construimos o segundo prédio e algumas árvores. É importante lembrar que sempre se deve fechar os pontos dos elementos que criamos. Assim não teremos problemas na hora de preencher as cores. Para as elipses usaremos o mesmo princípio de alinhamento com a grade.

12

Criamos mais algumas árvores e teremos as linhas da nossa ilustração pronta.

13

4 – Colorindo a ilustração

Aqui não tem segredo. Feita a ilustração, iremos trocar as linhas por preenchimento. Vamos selecionando cada elemento trocando para as cores que acharmos convenientes. É bom lembrar que trabalhar com escalas da mesma cor para alcançar níveis de sombras enriquece o visual.

14

Um pouco mais de cor…

15

Aqui, o trabalho deverá estar próximo desse resultado:

16

Ocultamos a grade e usaremos uma cor de fundo e pronto. Teremos nossa ilustração isométrica pronta :)

isometric-illustration

Aqui eu abordei uma introdução de como funciona esse processo de criação. Se você gostou ou tem algo para comentar, fique a vontade.

Até a próxima :)

Clique aqui para comentar ( )