2_201304083321photoshop_conference
Publieditorial

Um aprendizado sobre melhores técnicas de criação, edição e fusão de imagens

photoshop-conference

 

Expressão criativa na execução dos trabalhos, uma maneira de revelar nas imagens a intenção, muitas vezes de persuadir, envolver e principalmente comunicar o conceito ao receptor. Entre os dias 24 a 26 de março aconteceu o Photoshop Conference, em SP. Preparei para vocês um relato de como foram esses dias, com as dicas e os mais importantes pontos trabalhados. Confiram:

Uma grande linha evolutiva foi apresentada e fundamenta desde a criação artística dos grandes pintores do século passado, evoluindo para a fotografia e chegando ao que temos hoje: a expressão digital de manipulação de imagens, sendo ela híbrida ou tratamento publicitário. Em meio a toda esta evolução, o programa Photoshop foi apresentado como uma ferramenta de auxílio na criação, se destacando entre tantos meios e dispositivos. É uma maneira de mostrar que podemos nos integrar a esse cenário de mudanças, dispositivos móveis, redes sociais, informações segundo a segundo. A arte digital estendeu o mundo artístico e assim tem conseguido tocar cada vez mais a humanidade, chegado mais longe e assim, pela internet, ultrapassado fronteiras.

A internet possibilitou a integração não somente das imagens, mas também dos autores que têm auxiliado na construção de grandes trabalhos. A pesquisa e a integração das ideias auxiliam e ajudam a formar novos conceitos.  Foram apresentados ainda diversos recursos do programa Photoshop para que seja facilitado o trabalho, principalmente, de acabamento das imagens criadas.

Através da conectividade criativa, conseguimos utilizar dessas ferramentas para conectar mensagens, mas, também, conectar pessoas por meio de ideias e conceitos. E a partir desse princípio, uma maneira nova de profissionalizar nossos trabalhos e, por conseguinte, profissionalizar também o mercado. Isso se torna possível dentro da elaboração de trabalho por causa de três fundamentos principais: conceito bem elaborado, bom fluxo de trabalho e o equipamento correto.

Em algumas palestras mais conceituais, foi defendida a ideia de que o grande diferencial no tratamento de imagem está no foco da mensagem, em seu objetivo, e que os recursos do programa Photoshop têm facilitado revelar no trabalho a intenção do que será comunicado. Entretanto, os meios sempre necessitarão de um laço emocional maior que ligue o racional à mensagem apresentada na imagem.

Algumas imagens têm o diferencial de serem únicas, carregadas por uma ideia principal que rege toda a comunicação. O que faz dela especial é a maneira com que se trabalham os principais fundamentos: nitidez, brilho, contraste, volume, cores e a valorização dos detalhes.

Dentro desse fundamento, foram apresentadas inúmeras formas de se trabalhar tais recursos e como se chegar a um resultado eficiente. Alguns exemplos de trabalhos, desde o esboço das formas à finalização total de uma imagem, foram mostrados como soluções bem elaboradas. Imagens únicas criadas para uma finalidade específica de comunicação.

Muito se falou sobre conduzir o olhar sobre a imagem criada, estudos técnicos de proporção, divisão da imagem e elaboração de uma malha invisível para direcionar o receptor dentro da criação. A lei áurea, a regra dos terços e a escolha do local para traçar a principal linha de interesse sobre a imagem, bem como recursos de utilização da luz, para que o resultado da mensagem final seja alcançado agregando um maior valor conceitual à imagem.

Grande parte das apresentações também estava voltada para a conexão entre a captura de imagens e o tratamento. Esses processos são diretamente interligados, possibilitando um melhor resultado na criação e, principalmente, nos ajustes finais da imagem.  Defendeu-se o ponto de vista de que a fotografia está mais disponível que a obra de arte, ou seja, precisamos trabalhá-la de tal forma que seja um trabalho de grande qualidade.

Foram apresentadas técnicas e meios de captura de imagens e como fazer uma calibração correta de cores e tons através do dispositivo colorcheck, dispositivo este que facilita o trabalho tanto na captura, quanto na edição.

Dentro do processo criativo, um importante ponto que se trabalhou foi a produtividade, palestras específicas sobre como manter a qualidade em um tempo aceitável. De acordo com a visão apresentada, existe uma grande exigência hoje para o cumprimento de prazos cada vez mais curtos e o programa auxilia na criação de imagens únicas, de qualidade  e executadas em um tempo aceitável.

Esse fluxo de trabalho foi facilitado e mais desenvolvido com a utilização das novas ferramentas oferecidas pelo novo pacote Adobe Creative Cloud, uma nova extensão do programa Photoshop e todo pacote Adobe. Essa agilidade vem devido à atualização de diversos recursos e à possibilidade de uma maior edição das imagens em menos tempo.

Quanto mais puder se utilizar desses novos recursos, melhor o fluxo de trabalho. A produtividade está diretamente ligada a ferramentas de apoio que são utilizadas para a finalização da imagem. É claro que um bom briefing faz o trabalho progredir em 50%, mas a utilização das ferramentas corretas alcança o 100% em menos tempo.

Dentro dessas novas atualizações, foram apresentados formatos diferentes de arquivos que possibilitam o melhor desenvolvimento do trabalho. O ProPhoto foi apresentado de modo que, em termos de mídia, o leque de possibilidades se torna mais extenso devido à utilização desse novo formato, além da facilitação do armazenamento de imagem. Dessa maneira, as etapas de interferência de aprovação do trabalho podem sofrer alterações a qualquer momento.

Tudo isso veio a contribuir de maneira fundamental na importância do conhecimento no mundo imagético. As ferramentas vêm auxiliar de maneira que o trabalho tenha uma identidade e seu propósito final de revelar a mensagem e o conceito chegando com eficiência ao receptor. Entretanto, o mundo da criação de imagens se destaca pela visão diferenciada sobre o trabalho, uma necessidade não apenas na execução, mas em todo processo e fluxo de trabalho. É um vasto e extenso tema a se pesquisar e aprimorar ainda mais o que é realizado. Cursos desse porte nos aproximam dos mais conceituados conhecimentos, nos atualizando das novidades e últimas pesquisas da área específica, proporcionando uma visão mais ampla e eficiente a respeito do que pode ser melhorado e explorado.

Vale a pena aprofundar em cada um dos temas, com uma boa bagagem e o caminho a percorrer, conseguiremos fazer com mais perfeição o fazemos melhor: Comunicar.

Clique aqui para comentar ( )