Design

Um Brasil menos óbvio nas tramas do design de moda.

Já virou história da “carochinha” à discussão de “O que é moda brasileira?”. Esse assunto há tempos toma desde seminários à roda de discussão de designers e críticos de moda. Afinal, moda brasileira precisa de abacaxi e banana estampados? Moda brasileira precisa de ícones como Carmem Miranda que não era brasileira, mas marcou a cultura tropical do Brasil a face do Pelé, as curvas propostas por Oscar Niemeyer, o Cristo Redentor e os fortes Maria Bonita e Lampião impressos, para ser compreendida como tal? Que tal apenas tê-los como inspiração e ser menos óbvio?

Desfile "Carne Seca" Por Ronaldo Fraga.

Desfile “Carne Seca” Por Ronaldo Fraga.

Desfile "Carne Seca" Por Ronaldo Fraga.

Desfile “Carne Seca” Por Ronaldo Fraga

O reconhecido designer de moda brasileiro Alexandre Herchcovitch em entrevista para o documentário História da Moda no Brasil diz que “minha moda já tem o resultado brasileiro porque está sendo feita aqui (no Brasil) e porque sou brasileiro. O que quer dizer que não preciso incluir ícones e temas folclóricos para dizer que é brasileira mesmo porque ninguém lá fora sabe quem é saci pererê”.

Entre falas e fatos o que se vê é a moda brasileira sim, mas sem resultados óbvios, sendo apresentada por aí! O designer Ronaldo Fraga foi destaque da mostra “Design of the Year” em Londres que reúne, também, o trabalho de sete estilistas que se sobressaíram mundialmente nos últimos 12 meses, convidados pelo Design Museum de Londres. Fraga apresentou a coleção “Carne Seca” o Inverno 2014, e teve a caatinga como fonte de inspiração.

Já para o verão 2015, apresentado essa semana no evento de moda SPFW, a Animale teve “Um olhar para dentro do Brasil” como tema. A designer da marca, PriscillaDarolt viajou para Recife e para a Amazônia em busca de inspirações. A aposta foi a de usar novas possibilidades de materiais, como a trama de algumas peças feita em látex, referência feita à borracha amazônica.

Desfile “Um olhar para dentro do Brasil” por Animale.

Desfile “Um olhar para dentro do Brasil” por Animale.

Desfile “Um olhar para dentro do Brasil” por Animale.

Desfile “Um olhar para dentro do Brasil” por Animale.

Visivelmente vários designers de moda usam semestralmente o Brasil como inspiração e buscam fugir da obviedade. Um viva à Semiótica!

Fontes: Miração Filmes Produtora e FFW

Imagens: FFW

Clique aqui para comentar ( )